25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Saúde Sábado, 11 de Julho de 2015, 06:40 - A | A

Sábado, 11 de Julho de 2015, 06h:40 - A | A

SEM ESTRUTURA

VG conta com apenas 2% de cobertura da atenção básica em odontologia

Há três anos o Poder Público não realiza investimento no setor

Lucione Nazareth/VG Notícias

O superintendente da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Várzea Grande, Geovane Renfro, revelou que o município conta com apenas 2% de cobertura da atenção básica em odontologia, e que há três anos o Poder Público não realiza investimento no setor.

“Praticamente é nada. Segundo informações há três anos não é comprado nada de materiais de odontologia em Várzea Grande”, disse Geovane entrevista à rádio CBN Cuiabá.

Conforme ele, a prefeita Lucimar Campos (DEM) já sinalizou que deve fazer investimentos no setor da “Saúde Bucal” e ampliar o número de unidades que realizam atendimento na cidade. 

Ao VG Notícias, a presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado de Mato Grosso (Sinodonto-MT), Juliane Maciel, disse que atualmente não existe nenhuma condição de trabalho e muito menos clínicas públicas adequadas no município para que os profissionais possam atender os pacientes.

Conforme ela, a rede municipal conta com 45 cirurgiões dentistas, sendo que 39 são concursados e seis contratados, que estão deixando de realizar procedimentos odontológicos para prestar apenas serviços de orientação de saúde bucal para a sociedade em postos de saúde, e também em escolas e creches municipais.

“Várzea Grande está quase três anos sem atendimento público nas clínicas odontológicas. Todos os postos de saúde estão sucateados, sem condições de atendimento, com falta de equipamentos e material de consumo. Podemos dizer que está um caos total”, declarou a presidente do Sinodonto-MT.

Juliane disse que já encaminhou um ofício para a prefeita Lucimar Campos, solicitando uma reunião para discutir melhorias no setor.

A presidente do Sindicato revelou ao VG Notícias que o problema tem que ser resolvido para garantir o atendimento à população do município como também para desafogar as clínicas odontológicas de Cuiabá, que segundo ela, estão superlotadas sendo que grande parte dos pacientes residem em Várzea Grande.

Vale lembrar que em maio de 2013 o Conselho Regional de Odontologia realizou vistorias nas 12 clínicas públicas de odontologia da cidade, e constatou que apenas duas funcionam e 10 estão “fechadas” por conta de falta de equipamentos e péssimas condições estruturais.

O resultado da vistoria foi usado para protocolar uma denúncia no Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT) contra o prefeito da época, Walace Guimarães (PMDB) pelo descaso com as clínicas odontológicas do município. A denúncia foi acatada pelo TCE- clique aqui e confira matéria relacionada. 

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760