12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 08 de Outubro de 2015, 11:05 - A | A

Quinta-feira, 08 de Outubro de 2015, 11h:05 - A | A

ELEIÇÃO CMDC

Vereadores de VG prometem acionar presidente do Conselho na Justiça e chamam secretária de incompetente

Leandro Fábio Momente e a secretária de Assistência Social foram criticados pela condução “desastrosa” da eleição para conselheiro tutelar.

Lucione Nazareth/VG Notícias

Os vereadores de Várzea Grande em sessão plenária desta quarta-feira (07.10) teceram duras críticas ao presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente do município (CMDCA), Leandro Fábio Momente e a secretária de Assistência Social do município, Kathe Kohlhase, pela condução “desastrosa” da eleição para conselheiro tutelar da cidade – que foi suspensa após intervenção do Ministério Público.

A vereadora Sumaia Leite (Solidariedade) disse que a eleição do Conselho foi realizada sem nenhum cuidado com a transparência e que vários “absurdos” girou em torno da sua realização, como o “veto” dos responsáveis pela sua realização para que os parlamentares não fiscalizasse o processo eleitoral.

Ela destacou que além de vetar os edis, o presidente do CMDCA teceu comentários taxativos aos vereadores e que ele deve responder judicialmente por essas atitudes.

“É dever do vereador fiscalizar. Muitas vezes fomos pressionados, taxados na imprensa com comentários do presidente do Conselho, e sem dúvida eu confio no excelentíssimo presidente dessa Casa de Leis, e nós vamos entrar com ação judicial para que ele respeite esse Poder Legislativo. Nós somos representantes pelo voto direito em um processo transparente”, declarou.

O vereador Wanderley Cerqueira (PSD) também criticou a forma de condução da eleição, e afirmou que o presidente do Conselho já tinha sido avisado pela Câmara que o processo eleitoral não estava sendo conduzido de forma correta e que isso não poderia terminar “bem” – citando tumulto causado no dia da eleição do Conselho Tutelar sendo preciso acionar a Polícia Militar.

“Quase aconteceu uma tragédia. No dia da eleição o pau estava quebrando no Jardim Glória. Teve que chamar a polícia para não acontecer uma tragédia”, disse.

O social-democrata apontou ainda que grande parte do “fracasso” e da “desorganização” da eleição é de responsabilidade da secretária de Assistência Social.

“A gente convida a secretária para vir aqui, e ela fala que nem acredita no programa do TRE, mas acredita no programa do presidente do Conselho que ele criou. Acho que falta competência, faltam pessoas que saibam administrar, que saiba ser gestora. Essa secretária infelizmente não está sabendo ser gestora”, pontuou.

Ele ainda acrescentou: “A eleição foi assim por causa de duas pessoas irresponsáveis que tem aqui no município, uma é o presidente do Conselho e outra é a secretária de Assistência Social, Kathe, incompetente” finalizou.

Outros vereadores como o presidente da Casa de Leis, Jânio Calistro (PMDB), Nilo Campos (PV), Ivan dos Santos (PT), Chico Curvo (PSD), Fábio Saad (PTC), também criticaram a forma de condução da eleição do Conselho Tutelar.

Outro Lado - A reportagem entrou em contato com a secretária de Assistência Social do município, Kathe Kohlhase, mas quem atendeu foi a secretária adjunta, Flávia Omar. Ela informou que a gestora estava em uma reunião e que a tarde se posicionaria sobre as declarações dos vereadores.

A reportagem também tentou entrar em contato com o presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente do município (CMDCA), Leandro Fábio Momente, mas até o fechamento da matéria ele não atendeu e nem retornou as ligações. 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760