04 de Maio de 2024
04 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 20 de Abril de 2024, 09:09 - A | A

Sábado, 20 de Abril de 2024, 09h:09 - A | A

Por maioria

TCE/MT nega recurso do prefeito de Cuiabá e mantém reprovação das contas

Emanuel Pinheiro tentava reverter um parecer prévio que recomendava a rejeição das contas

Rojane Marta/ VGN

Os conselheiros do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT) decidiram, por maioria, negar o recurso do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), mantendo a reprovação de suas contas anuais. A decisão ocorreu durante a sessão do dia 16 de abril e o acórdão foi publicado nessa sexta (19).

Emanuel Pinheiro tentava reverter um parecer prévio que recomendava a rejeição das contas devido a irregularidades consideradas graves, que teriam comprometido o equilíbrio das finanças municipais. O recurso apresentado pelo prefeito argumentava a existência de erros materiais e de cálculo na avaliação das contas, particularmente em relação ao descumprimento de limites de despesas e receitas, e na adequação de créditos adicionais.

Contudo, a relatoria do processo, apoiada por parecer do Ministério Público de Contas, concluiu que não havia erros materiais ou de cálculo que justificassem a revisão do parecer, classificando as alegações do prefeito mais como uma discordância com o julgamento técnico do que como uma contestação fundamentada em equívocos objetivos.

Na decisão, os conselheiros do TCE/MT destacam que o papel do Tribunal é auxiliar a Câmara Municipal, que tem a prerrogativa final de julgar as contas do prefeito. As constatações do Tribunal, porém, fornecem uma base técnica importante para esse julgamento.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760