06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 11 de Junho de 2016, 19:09 - A | A

Sábado, 11 de Junho de 2016, 19h:09 - A | A

Terror

Taques determina que equipe de Segurança intensifique ações para coibir novos ataques

A medida é para conter novos ataques e acalmar a população depois das ações criminosas

Edina Araújo/VG Notícias

O governador Pedro Taques (PSDB) determinou a equipe de Segurança Pública de Mato Grosso, empenho ao enfrentamento aos ataques comandados de dentro da Penitenciária Central do Estado. Taques anunciou neste sábado (11.06), que as forças de Segurança permanecerão em alerta durante todo o final de semana e na semana seguinte nas ruas da Capital e da Baixada Cuiabana.

A medida é para conter novos ataques e acalmar a população depois das ações criminosas dessa sexta-feira (10.06), ocorridas em Cuiabá, Várzea Grande e em Primavera do Leste (a 244 km de Cuiabá).

 “Não é a primeira vez que Mato Grosso passa por isso. Em 2014 houve cenário semelhante e por isso as forças de segurança possuem expertises nesse tipo de ação. Temos acompanhado continuamente as ações em todo Estado, e por agirmos rápido nas primeiras horas colocamos 100 viaturas na região metropolitana e de prender dez suspeitos desses ataques”, explicou o secretário Rogers Jarbas. Rotineiramente são colocadas nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande entre 35 a 40 viaturas. “Portanto 100 viaturas nas ruas é um número alto, para justamente coibir qualquer tentativa de ataque criminoso”, justificou o secretário de Segurança Pública Rogers Jarbas. (Com  Gecom/MT)

Todo o acompanhamento das ações de segurança está sendo monitorado pela Sala de Comando e Controle’, instalada na Secretaria de Estado Segurança Pública (Sesp). Policiais civis e militares que estavam de folga e os que estavam no final do turno foram convocados para permanecer em atuação. Os militares que integram o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam) também foram convocados para realizar rondas ostensivas nas ruas. “Desde ontem estamos com força total nas guarnições, e em razão desse aumento de efetivo flagramos duas pessoas que estavam com galões de gasolina em Várzea Grande, com a intenção de incendiar mais ônibus”, apontou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Gley Alves.

Além do aumento de viaturas e de efetivo, dois helicópteros do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) realizaram rondas noturnas nos bairros da Capital e vizinha Várzea Grande. E devido ao reforço concentrado do policiamento das ruas, o secretário de Segurança Pública pediu que as empresas do transporte coletivo não alterem os horários de funcionamento dos ônibus.

Visitas nos presídios - A segurança no sistema prisional foi redobrada e segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Márcio Dorileo, o grande desafio nas próximas horas, para retomar o direito as visitas de familiares nas penitenciárias de Mato Grosso, será concretizar a decisão judicial de restabelecimento das demais atividades essenciais que já foram determinadas. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso determinou que os agentes penitenciários mantivessem 70% do efetivo durante a greve, iniciada no dia 26 de maio, e declarou ilegalidade do movimento. O desembargador Rondon Bassil Dower Filho determinou ainda o retorno imediato ao trabalho sob pena de multa de R$ 7 mil por hora de descumprimento. 

“Confiamos no bom senso e na razoabilidade do cumprimento da decisão judicial pra que essas visitas sejam asseguradas amplamente a todos a partir de agora”, disse o secretário da Sejudh.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760