25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 05 de Fevereiro de 2015, 11:35 - A | A

Quinta-feira, 05 de Fevereiro de 2015, 11h:35 - A | A

Repúdio

Taborelli conclama sociedade para lutar contra corrupção e cita que presidente do TSE agiu como advogado do PT ao livrar Barranco de inelegibilidade

Taborelli relatou que acompanhou o julgamento do recurso de Barranco em Brasília, e se sentiu vítima “de um Ministro parcial e mal intencionado”.

da Redação VG Notícias com Assessoria

O deputado estadual Pery Taborelli (PV) – popular coronel Taborelli, conclamou na manhã desta quinta-feira (05.02), na Assembleia Legislativa, que a sociedade, em especial a mato-grossense, se junte a ele para lutar contra a corrupção.

Taborelli ainda citou que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Tóffoli, agiu como advogado do Partido dos Trabalhadores (PT), em última sessão do órgão ocorrida na terça-feira (03.02), ao livrar o candidato Valdir Barranco (PT) da inelegibilidade. Conforme ele, o ministro já advogou para o PT, e sua decisão, em tornar Barranco elegível, transpareceu estar usando da instância superior para continuar defendendo interesses partidários. Ele relatou que acompanhou o julgamento do recurso de Barranco em Brasília, e se sentiu vítima “de um ministro parcial e mal intencionado”.

Em seu voto vista, Tóffoli não levou em consideração a reprovação das contas de Barranco, quando prefeito de Nova Bandeirantes, referente ao exercício de 2007, por entender que ele supostamente teria sofrido tentativa de extorsão por parte dos vereadores do município que reprovaram as contas. No entanto, não observou que a reprovação das contas se deu em outra legislatura, em 2009, onde apenas dois, dos apontados pela extorsão, permaneceram no Legislativo.

De acordo com o Deputado, “mesmo estando claro que Valdir Barranco é ficha suja e causou prejuízo ao erário, o ministro cerrou os olhos e proferiu uma decisão esdrúxula, que fere não apenas a legislação vigente, mas, sobretudo, o entendimento da própria Corte, que em inúmeras oportunidades deixou claro que, não é competente para adentrar aos fatos já debatidos nas instâncias inferiores”.

Coronel Taborelli lembrou ainda, que o Ministério Público Estadual (MPE) interferiu no caso e frustrou a tentativa pífia do ficha suja Valdir Barranco, que por meio de uma manobra política, encaminhou suas contas à Câmara Municipal para nova apreciação, após seis anos.

“Se não bastasse a parcialidade e a deslealdade processual, o ficha suja conta ainda com o apoio de autoridades políticas de Mato Grosso, que oportunamente serão citadas” denunciou o parlamentar.

Ainda, em seu discurso, coronel Taborelli lembrou que Valdir Barranco causou prejuízo à sociedade e é inadmissível que seja beneficiado por ser amigo da corte, ou ao menos do Ministro Dias Tóffoli.

“É inaceitável que um cidadão que superfaturou medicamentos na razão de 7.000% seja considerado apto para representar a sociedade, já que seu ato certamente ocasionou consequências trágicas à saúde do município de Nova Bandeirantes” declarou.

Para Taborelli, qualquer ato de corrupção é repudiável, contudo, quando se trata da saúde dos cidadãos, como foi o caso de Barranco, o desvio de recursos afronta o bem maior do ser humano, que é a vida, causando ainda mais indignação.

“Quem desvia dinheiro da saúde, mata com dolo pessoas que agonizam nos corredores à espera de atendimento e medicamentos em hospitais sucateados” ressaltou.

O parlamentar garantiu que não se curvará diante da decisão do Ministro e que irá recorrer ao Conselho Nacional do Judiciário (CNJ) para expressar sua indignação. “Não aceitarei uma decisão política, obscura e atentadora aos princípios basilares da Democracia, pois, o episódio pode se tornar cotidiano e abrir um precedente perigoso no País, causando insegurança jurídica”.

Ao finalizar, coronel Taborelli disse que sempre enfrentou as batalhas com muita coragem e jamais se furtou do bom combate, com dignidade, respeito e ética, e assim permanecerá lutando pelos seus ideais, e parafraseou o hino nacional brasileiro “Verás que um filho teu não foge à luta”.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760