06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2013, 08:55 - A | A

Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2013, 08h:55 - A | A

Novo presidente

Presidência “negociada”: Com 15 votos favoráveis, vereador Júlio Pinheiro é eleito presidente da Câmara de Cuiabá

“Caso seja eleito, quero sentar com todos os vereadores. Vamos unir esta Casa. Quero ser o presidente dos 25 vereadores e não de um bloco apenas”, declarou o petebista.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

A eleição suplementar para escolha do novo presidente da Câmara de Cuiabá, após renúncia do vereador João Emanuel (PSD), na última terça-feira (03.12), ocorre neste manhã (05.12) na Casa de Leis Cuiabana.

Como já anunciado, os candidatos a presidência serão os vereadores Júlio Pinheiros (PTB) e Chico 2.000 (PR).

Júlio Pinheiro disse na tribuna que sempre tinha a pretensão de ser o sucessor de João Emanuel, mas não da forma que aconteceu, ou seja, devido à renúncia do parlamentar. Ele disse ainda que pretende ser presidente de todos os vereadores e não de um bloco apenas.

“Caso seja eleito, quero sentar com todos os vereadores. Vamos unir esta Casa. Quero ser o presidente dos 25 vereadores e não de um bloco apenas”, declarou o petebista.

O vereador Chico 2.000 em seu discurso disse que a Casa de Leis tem que sair do período ruim em que se encontra. Ele afirma se sentir em condições de promover as mudanças para a Casa sair deste momento. Falou do seu trabalho frente à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, onde realizou um trabalho para tirar o legislativo da situação crítica referente à questão financeira. Na ocasião, a Câmara corria risco de terminar o ano no “vermelho” e não pagar o 13° salário aos servidores.

Porém, ao que tudo indica Chico 2.000 não está muito confiante em sua vitória, pois, em meio ao seu discurso disparou que tem “certeza que Júlio Pinheiro será um ótimo presidente”.

Atualizado às 09h45min - O presidente em exercício, vereador Onofre Júnior (PSB), apresentou o parecer jurídico da Câmara, no qual cita que o substituído de João Emanuel deveria ser o 1°vice-presidente, já que o social-democrata renunciou. "Estou me isentando de qualquer questionamento judicial futuro sobre essa eleição".

O vereador Toninho de Souza (PSD) diz que ficou constatado em ata, que Onofre e Haroldo Kuzai (Solidaridade) – 2° vice-presidente-, abriram mão da Presidência e aceitaram a eleição. "O senhor está abrindo mão novamente da Presidência ou o senhor vai entrar na Justiça para assumir a presidência?" indagou o vereador. Porém, Onofre disse que não tem pretensão de entrar na justiça.

Começa a votação: o primeiro a votar foi o vereador Adevair Cabral (PDT) que vota em Júlio Pinheiro. Adilson Levante (PSB) se abstém de votar na eleição. Na sequência, Allan Kardec (PT), Toninho de Souza (PSD) Arilson da Silva (PT), Clóvis Hugueney (Solidariedade) e Domingos Sávio (PMDB) votam em Júlio Pinheiro.

Vereador Dilemário Alencar (PTB) vota em Chico 2.000. Lilo Pinheiro (PRP) vota em Júlio Pinheiro. Chico 2.000 e Júlio Pinheiro votaram em si mesmo. Os vereadores Faissal Calil (PSB), Haroldo Kuzai (PMDB) e João Emanuel (PSD) abstiveram de votar.

Leonardo Oliveira (PTB) abstém o voto. Juca do Guaraná Filho (PT do B), Lueci Ramos (PSDB) e Macrean dos Santos (PRTB) votam em Júlio Pinheiro, Mario Nadaf (PV) vota em Chico 2.00. Por enquanto Júlio Pinheiro está com 10 votos, Chico 2.000 com apenas três votos e cinco abstenção.

Maurélio Ribeiro (PSDB), Onofre Ribeiro (PSB) se abstém votar.  Oséias Machado (PSC), Edivaldo Nascimento (PDT), Ricardo Saad (PSDB) e Wilson Kero Kero (Solidariedade) votam em Júlio Pinheiro, que é eleito com 15 votos. Chico 2.000 contou apenas com três votos, a votação ainda teve sete abstenções.


Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760