25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 18 de Outubro de 2012, 10:48 - A | A

Quinta-feira, 18 de Outubro de 2012, 10h:48 - A | A

Denúncia

Pedro Taques denuncia suposta irregularidade em contrato da Secretaria Estadual de Transportes

Redação VG Notícias

 

O senador Pedro Taques (PDT) quer que o Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE) apurem possíveis irregularidades cometidas pela Secretaria Estadual de Transportes de Mato Grosso na contratação da construtora Rio Tocantins.

Investigada na CPI do Caso Cachoeira, a empresa foi contratada pelo Governo de Mato Grosso com dispensa de licitação e em regime emergencial, para obra de recuperação de 164 quilômetros de estrada de terra da MT-322, trecho entre São José do Xingu e Bom Jesus do Araguaia. Pedro Taques denunciou o episódio nesta quarta-feira (17.10), na tribuna do Senado.

"Então, qual é o problema na contratação? Começa pela empreiteira: é a Construtora Rio Tocantins, um dos principais alvos da CPI, investigada pela ligação com negócios escusos da empreiteira Delta e pela participação de Carlinhos Cachoeira e Fernando Cavendish (o dono da Delta) nas suas principais decisões. Precisamos investigar isso”, afirmou. O parlamentar que também levará o caso à CPI do Caso Cachoeira vai protocolar as representações no MPE e TCE ainda nesta semana.

Em seu discurso, o senador Pedro Taques vai além: questiona o pedido de dispensa de licitação que indica três empresas para serem contratadas e apresentarem propostas. Tratam-se da Construtora Rio Tocantins, a JM Terraplenagem e Construções e a própria Delta Construções – todas fazem parte do núcleo de empresas envolvidas com o contraventor Carlos Cachoeira, alvo de investigação no Congresso Nacional.

"Imaginem os senhores: o Estado contrata sem licitação, e depois, escolhe entre todos os fornecedores do país exatamente as três empresas controladas pelo senhor Cachoeira e pelo senhor Cavendish”, provocou.

A análise dos documentos de medição da obra, contratada em junho de 2011 com prazo de quatro meses para execução, levou o senador Pedro Taques a constatar que os preços cobrados pela empreiteira para os principais serviços, são "absurdamente menores” que os mesmos preços que o governo federal costuma praticar. O subfaturamento chega a até 80%.

Para o senador, possíveis irregularidades na contratação da empresa podem ter ocasionado prejuízos aos cofres públicos. "Se a empreiteira Rio Tocantins cobra de Mato Grosso metade do preço de mercado, tem alguma coisa errada. Ninguém trabalha de graça. Se essa empresa não recebe o suficiente para pagar o custo do serviço, vai receber o dinheiro mas não vai entregar esse serviço. O povo de Mato Grosso pode estar pagando uma obra que não saiu do papel”, analisou.

Com a argumentação, o senador Pedro Taques pede aos órgãos de controle e fiscalização a apuração da regularidade formal e material da celebração e execução do contrato entre Rio Tocantins e Governo de Mato Grosso.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760