13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 07 de Agosto de 2015, 14:15 - A | A

Sexta-feira, 07 de Agosto de 2015, 14h:15 - A | A

Fórum em Cuiabá

Para potencializar Estados, Taques e mais cinco governadores realizam encontro para debater idéias

O próximo encontro será realizado em setembro em Tocantins

Lucione Nazareth/VG Notícias

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PDT), o ministroda Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, e mais cinco governadores, participam neste momento do Fórum de Governadores do Brasil Central, no Palácio Paiaguás.

Taques disse que o encontro é para que os gestores debatam projetos e propostas para potencializar os Estados. Ele apontou que para tudo isso é preciso que os presidentes dos legislativos (Assembleias Legislativas) criem e aprovem projetos que proporcionem essas ‘mudanças’, e desenvolvimento buscado no encontro.

O governador de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja (PSDB), apontou que o encontro ajudará também os governantes a encontrar soluções para seus “gargalos”. Conforme ele, um dos principais setores que será discutido, em termos de mudança apara investimento, é do setor da Educação. “Os governadores em conjunto podem trabalhar projetos para mudar o quadro atual nesses Estados”.

O ministro Mangabeira Unger destacou que governo Federal, em conjunto com o bloco de governadores, está focado em construir um novo modelo de desenvolvimento nacional, já que os Estados representados no Fórum são as principais “força” do país em termo de produção e arrecadação do país.

“Esse consórcio Brasil Central é movimento apoiado pelo governo Federal, e que terá agenda de trabalhos em vários setores, como a industrialização, gestão pública, eficiência, educação. É tudo isso será elaborado na própria região, promovendo ainda mais o desenvolvimento desse local”, disse o ministro.

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), disse que a formação do grupo de trabalho dos governadores em conjunto, é importante para o desenvolvimento de toda a região central do Brasil, onde se encontra os maiores índices de superávit, onde o PIB mais cresce, tendo como força o agronegócio.

O encontro também conta com a presença dos governadores, Confúcio Moura (PMDB) de Rondônia, Marcelo Miranda (PMDB) de Tocantins, e Rodrigo Rollemberg (PSB) do Distrito Federal.
Durante o evento será editada a Carta de Cuiabá, com as reivindicações dos Estados do Centro-Oeste. O próximo encontro será realizado em setembro em Tocantins.

Ainda este ano, os governadores devem realizar o Fórum nos Estados de Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Rondônia. 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760