25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 29 de Agosto de 2013, 14:44 - A | A

Quinta-feira, 29 de Agosto de 2013, 14h:44 - A | A

Reviravolta

No escuro, 16 vereadores fazem manobra e afastam João Emanuel da Presidência da Câmara

Vereadores esperaram presidente ir embora da Câmara para realizar sessão extraordinária e afastá-lo do cargo.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

Os vereadores de Cuiabá que compõem a base do prefeito Mauro Mendes (PSB), aprovaram nesta quinta-feira (29.08), por 16 votos, o afastamento do presidente da Câmara de Cuiabá, João Emanuel (PSD).

Após encerrar a sessão ordinária desta manhã, os parlamentares que haviam pedido o afastamento de João Emanuel, realizaram uma nova sessão, o qual foi presidido pelo 2° vice-presidente Haroldo Kuzai (PMDB).

Os vereadores da base alegaram que, como membro da Mesa Diretora, o peemedebista poderia reabrir a sessão e colocar o afastamento em pauta. Além de afastarem o social-democrata da Presidência do legislativo, os parlamentares da base também criaram uma Comissão Processante contra ele, que vai avaliar e julgar sua defesa.

A comissão será presidida por Júlio Pinheiro (PTB), tendo o vereador Mario Nadaf (PV) como relator, e Wilson Kero Kero (PRP) como membro titular.

Os vereadores que votaram pelo afastamento foram: Leonardo Oliveira (PTB), Dilamário Alencar (PTB), Júlio Pinheiro (PTB) Adevair Cabral (PDT), Renivaldo Nascimento (PDT), Chico 2000 (PR), Faissal Kalil (PSB), Adilson Levante (PSB), Primo Derlei (PT do B); Domingos Sávio (PMDB), Haroldo Kuzai (PMDB); Wilson Kero Kero (PRP), Luiz Herinque (PRTB), Lueci Ramos (PSDB), Mario Nadaf (PV) e Orivaldo da Farmácia (PRP).

No entanto, a assessoria de imprensa da Câmara alega que a sessão que aprovou o afastamento de João Emanuel não teve validade, devido o fato que a sessão ordinária já havia sido encerrada e a convocação para a sequente não foi feita dentro prazo regimental, ou seja, com 24h horas de antecedência.

Ainda de acordo com a assessoria, a deliberação foi feita de forma extra-oficial, com o plenário no escuro, sem microfones, sem o reconhecimento do presidente e dos funcionários do Legislativo, já que não havia nem mesmo taquígrafos registrando a sessão.

Caso o afastamento seja concretizado, a Câmara passa a ser presidida pelo primeiro vice-presidente, Onofre Junior (PSB).

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760