25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 07 de Fevereiro de 2013, 13:00 - A | A

Quinta-feira, 07 de Fevereiro de 2013, 13h:00 - A | A

Nepotismo

“Mauro Sabatini nomeia cunhada em cargo de chefia na Secretaria de Planejamento e Finanças” diz denúncia

Mauro Sabatini é acusado de nomear cunhada em cargo de chefia da Finanças e Planejamento

por Rojane Marta/VG Notícias

Denúncia encaminhada à reportagem do VG Notícias, na tarde desta quarta-feira (06.02), afirma que o nepotismo já começou na gestão do prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB).

Segundo a denúncia, o secretário de Planejamento e Finanças de Várzea Grande, Mauro Sabatini, nomeou sua cunhada, Tessália Helena Mello, no cargo de chefia de superintendente de Execução Orçamentária, remunerada em R$ 5 mil - correspondente a DGA-3. Veja ato no final da matéria.

Caso Tessália seja de fato cunhada de Sabatini, a nomeação fere a súmula vinculante número 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), que trata sobre o nepotismo, já que ela foi nomeada para desempenhar função de chefia na mesma Secretaria de seu cunhado (Mauro Sabatini).

A súmula especifica que nomear parente por afinidade, como é o caso da cunhada de Sabatini, em cargo comissionado, fere a Constituição Federal, pois é considerado nepotismo. Veja o que diz a súmula: “a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta, em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.”

Outro lado – Em entrevista ao VG Notícias, Sabatini negou o parentesco com a  servidora nomeada. “Desconheço essa informação” disse.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760