25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 09 de Maio de 2013, 15:25 - A | A

Quinta-feira, 09 de Maio de 2013, 15h:25 - A | A

Caso Filadelfo

Juíza determina novas buscas nas empresas de Filadelfo

 

A juíza da 14ª Vara Cível de Cuiabá, Helena Maria Bezerra Ramos, decretou uma nova busca e apreensão nas empresas de Filadelfo Dias Reis, acusado, desta vez, de desvios de recursos de várias empresas que administrou no Estado do Pará. O valor supostamente desviado chega a R$ 200 milhões.

A medida atacou um pedido em ação cautelar preparatória interposta pelas empresas Mafe Energia e Participações S/A, Curuá Energia S/A e Buriti Energia S/A., concessionárias de serviços públicos na geração de energia elétrica.

Além do desvio milionário, o empresário é acusado de omissão de receitas, apropriação de bens, simulação de negócios e falsificação de documentos das sociedades.

Filadelfo ficou conhecido recentemente após ser preso duas vezes, acusado de ser mandado da tentativa de assassinato de seu ex-sócio Valdinei Mauro de Souza. Ele foi preso pela primeira vez em 24 de março no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, mas acabou solto por decisão liminar proferida pela da desembargadora Maria Helena Gargaglione Povoas.

No dia 17 passado, ele teve nova prisão decretada, desta vez, pelo desembargador Rondon Bassil Filho, no entanto, ele só se apresentou a polícia no último dia 23. Segundo o magistrado, o empresário estaria fugindo das convocações policiais por mais de três meses e sua liberdade também poderia prejudicar a ordem pública e a instrução do processo.

“Nas datas 11.12.2012 (terça-feira), 29.01.2013 (terça-feira), 30.01.2013 (quarta-feira), 01.02.2013 (sexta-feira), 05.02.2013 (terça feira) e 08.02.2013 (sexta feira), os policiais civis estiveram no endereço do paciente, mas não conseguiram proceder a sua intimação, obtendo sempre a informação de seus funcionários de que estaria viajando.

Logos depois, o próprio Rondon decidiu libertar o empresário.

Ação penal - Filadelfo é réu em ação penal na Justiça de Mato Grosso. Ele foi acusado pelo MPE de ser o mandante da tentativa de assassinato contra Valdinei e Wanderlei, após desavença referente à aquisição da Fazenda Ajuricaba, propriedade rural com alto potencial aurífero, localizada em Várzea Grande.

Conforme a denúncia do MPE, a primeira ameaça de morte que Filadelfo teria feito a Valdinei teria ocorrido ainda em janeiro de 2012, meses depois da sociedade entre eles se desfazer.

Em abril do mesmo ano, Valdinei comprou em sociedade com Wanderlei a Fazenda Ajuricaba, propriedade na qual Filadelfo também estaria interessado.

Em seguida, Filadelfo e Marcelo teriam contratado João Paulo Pereira, Josinei Moreira de Araújo, José de Oliveira Campos, Gelfe Rodrigues de Souza Júnior, André de Souza Neves para assassinar Valdinei e Wanderlei.

Eles teriam seguido as vítimas dentro da fazenda e efetuados ao menos 30 disparos, que só não atingiram as vítimas graças à blindagem do carro em que estavam. Os executores da tentativa de homicídio ainda teriam roubado cerca de 100 quilos de ouro bruto, aparelhos celulares, um detector de metal e outros pertences.

A denúncia já foi atacada e o empresário passou a ser réu na Justiça.

Antonielle Costa/Mato Grosso Notícias

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760