25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 29 de Julho de 2016, 14:26 - A | A

Sexta-feira, 29 de Julho de 2016, 14h:26 - A | A

Eleições 2016

E aí, vereador? Jornalistas preparam site para investigar políticos

A equipe que vai trabalhar para investigar os mandatos dos vereadores

Comunique-se

Com a ideia de publicar série de reportagens sobre vereadores do Rio de Janeiro, um grupo de profissionais independentes criou o site "E aí, vereador?". Ainda em fase de planejamento, o projeto depende de financiamento coletivo e já é possível colaborar com a ideia por meio do Catarse.

Por ora, a equipe que vai trabalhar para investigar os mandatos dos vereadores do Rio é formada por Ana Carolina Almeida, Nicollas Witzel e Vinícius Assis. O time conta com apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do grupo Reinventar JornalistasRJ, além do conselho consultivo formado por Angelina Nunes (site Mulheres50+), Cristina Tardaguila (Agência Lupa) e Jorge Antônio Barros.

O texto de divulgação publicado no Catarse informa que o site servirá como agência de notícias, fornecendo material a outros meios de comunicação. No total, o projeto precisa reunir R$ 25 mil até 19 de agosto, data em que o crowdfunding será encerrado. Até o fechamento desta reportagem, 14 apoiadores contribuíram, o que soma R$ 1.500,00 para a ideia.

Os interessados em ajudar devem acessar este link. O site, ainda em construção, pode ser visto aqui.

Veja, abaixo, a descrição dos jornalistas envolvidos no E aí, vereador?

VINÍCIUS ASSIS
"Jornalista por formação, vocação e missão. Tenho quase 12 anos de experiência. Formado pela UniverCidade (com C mesmo), trabalhei na Globo News e nas duas afiliadas da TV globo no interior do RJ (fui editor, repórter e apresentador). Sou o autor de uma das cinco pautas selecionadas (entre 86 recebidas) pela Agência Pública para uma série de reportagens investigativas sobre o Judiciário (publicação prevista: julho/16). Em 2014 estive entre os palestrantes do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que aconteceu em São Paulo. Falei sobre investigações em câmaras de vereadores. Comecei a me dedicar a isso no final de 2013, quando voltei da Espanha, onde morei por um ano. Lá me aprofundei nos temas Jornalismo Investigativo, Transparência e Jornalismo de Dados. Em 18 meses, investigamos 24 câmaras do sul fluminense. Consequências deste trabalho: vereador cassado, afastado (funcionários também, por irregularidades), teve o Ministério Público abrindo investigações para apurar fatos mostrados nas reportagens e obrigando a realização de concursos onde mostramos o número muito maior de cargos comissionados do que concursados. Hoje, coordeno o projeto "E aí, vereador?" e não estou sozinho."

ANA CAROLINA ALMEIDA
"Jornalista, designer, produtora de conteúdo e layout para on-line, especialista em tecnologia. Formada pela Universidade Estácio de Sá e cursando Pós Graduação de Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, pela mesma instituição. O primeiro passo na carreira foi na OPAS/OMS no gerenciamento de crise e saúde animal para toda a América Latina e Caribe com emergência sanitária no primeiro surto de H1N1, e os terremotos do Chile e Haiti. Também fui produtora e repórter para o telejornalismo local na TV Cidade, canal 16, em Petrópolis para os quatro telejornais locais e mais o semanal da emissora, criando os quadros Minuto Digital, Mundo em 60 segundos e RJ News, momento em que encontrei a paixão por tecnologia. Na área política trabalhei na Ascom da Prefeitura de Magé, criando os perfis das redes sociais, administrando todo o conteúdo e materiais de publicidade e marketing, diagramação, edição e elaboração de roteiro de texto, áudio e vídeo, e a rotina de assessoria. Voluntária n° 1 do Reinventar JornalistasRJ, coordeno a tecnologia, mídias sociais e soluções digitais do projeto."

NICOLLAS WITZEL
"Terminando o curso de Jornalismo pela UFRJ, acabo de entrar para a equipe da Globo News e faço trabalhos como freelancer para a Agência Pública. Criei o vídeo da campanha de crowdfunding do projeto e serei os responsáveis pelos infográficos do site www.eaivereador.org."

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760