25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 07 de Fevereiro de 2013, 10:17 - A | A

Quinta-feira, 07 de Fevereiro de 2013, 10h:17 - A | A

Contradição

Dr. Waldir suspende realização de audiências públicas na Câmara de Vereadores; Determinação visa cortar gastos

por Lucione Nazareth/VG Notícias

O presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Grande, vereador Waldir Bento – Dr. Waldir (PMDB) -, suspendeu a utilização do plenário da Casa, por tempo indeterminado, para realização de audiências públicas. A portaria que traz a determinação foi publicada no Jornal Oficial dos Municípios (AMM), que circula em todo Estado nesta quinta-feira (07.02).

De acordo com a portaria, o plenário da Câmara somente poderá ser usado para realizar as sessões ordinárias e extraordinárias.

“Suspender, por tempo indeterminado, a utilização do espaço do Plenário da Câmara Municipal de Várzea Grande, para atividades estranhas às Sessões Ordinárias e Extraordinárias” diz trecho da portaria.

A justificativa utilizada por Waldir para não utilização do plenário, a não ser para sessões, é a contenção de gastos. “Considerando o alto custo que a utilização do Plenário, em horários distintos das Sessões Ordinárias e Extraordinárias, acarreta aos cofres da Câmara, tais como despesas com luz, som, adequações, deslocamento de servidor, pagamento de hora extra, gastos com serviço de copa (água e café), limpeza, etc.”, trecho extraído da portaria.

Com isso, fica proibida a realização de audiências públicas voltados para o povo, para que possa debater temas importantes e que seja direcionado ao bem-estar do cidadão várzea-grandense.

A Casa de Leis, que era para ser a Casa do povo várzea-grandense passa a ser agora apenas a Casa dos vereadores e não mais da sociedade. A situação fica mais complicada ainda, já que no ano passado, o ex-prefeito Sebastião dos Reis Gonçalves – o Tião da Zaeli (PSD)-, desativou o auditório da Prefeitura, deixando assim, o município sem local para que os poderes legislativos e executivos possam debater com a sociedade assuntos importantes para a cidade.

No entanto, para que possam debater assuntos com a sociedade, os poderes Legislativo e Executivo terão que alugar um espaço particular, e assim realizar as audiências públicas, a exemplo para tratar sobre a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

 

CÂMARA MUNICIPAL

PORTARIA – 013/GAB. PRESIDÊNCIA/2013

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VÁRZEA GRANDE, no uso de suas atribuições legais que lhe confere o art. 18, caput, 19, §único, alínea “a”, ambos do Regimento Interno, e,

CONSIDERANDO, o ano legislativo que se inicia e a assunção dos novos Vereadores e o aumento de oito novos Vereadores no âmbito Legislativo, o que requer dispêndio financeiro para acomodar fisicamente e adequadamente os mesmos;

CONSIDERANDO, que o aumento de Vereadores e servidores oneraram significativamente as despesas desta Casa;

CONSIDERANDO, o alto custo que a utilização do Plenário, em horários distintos das Sessões Ordinárias e Extraordinárias, acarreta aos cofres da Câmara, tais como despesas com luz, som, adequações, deslocamento de servidor, pagamento de hora extra, gastos com serviço de copa (água e café), limpeza, etc.;

CONSIDERANDO, a necessidade de se reduzir os custos desta Casa;

CONSIDERANDO, o art. 37 do Regimento Interno que dispõe sobre a utilização do plenário;

RESOLVE:

Artigo 1º - Suspender, por tempo indeterminado, a utilização do espaço do Plenário da Câmara Municipal de Várzea Grande, para atividades estranhas às Sessões Ordinárias e Extraordinárias.

Artigo 2º - Esta portaria entra em vigor a partir da presente data.

Registre-se, publique-se e cumpra-se.

Praça dos Três Poderes, Palácio Benedito Gomes, em Várzea Grande,

Estado de Mato Grosso, 01 de fevereiro de 2013.

WALDIR BENTO DA COSTA

Vereador Presidente

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760