25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 02 de Abril de 2013, 11:40 - A | A

Terça-feira, 02 de Abril de 2013, 11h:40 - A | A

Denúncia

Denúncia afirma que cadastro de bolsa família era realizado para pessoas sem necessidades em VG; Ex-vereador pode responder por crime de estelionato contra a União

por Thaiza Assunção/VG Notícias

 

Em denúncia encaminhada à reportagem do VG Notícias nesta terça-feira (02.04) um internauta revelou que na gestão anterior do prefeito Walace Guimarães (PMDB) o cadastro para o programa bolsa família era feito sem nenhuma análise, ou seja, pessoas que não tinham necessidades conseguiam realizar o cadastro e recebiam indevidamente o  benefício.

Conforme a denúncia, mais de 70 pessoas possuíam senhas para cadastrar usuários no programa, inclusive o ex-vereador Charles Caetano (PR). A denúncia informou que a senha do ex-vereador registrou cerca de 150 cadastros.

Em entrevista ao VG Notícias, o secretário de Assistência Social, Mariuso Damião afirmou que assim que assumiu o comando da pasta teve conhecimento do caso e mandou bloquear todas as senhas. De acordo com o secretário, hoje, apenas quatro pessoas são autorizadas a fazer o cadastro.

Conforme o secretário, para que um cidadão seja cadastrado na atual gestão no programa bolsa família, um assistente social visita a pessoa para saber se ela está apta ou não para receber o benefício.

O Bolsa Família é concedido para famílias em situação de extrema pobreza (com renda per capita de até 60 reais), bem como para famílias em situação de pobreza (que recebem de R$ 60,01 a R$ 120, com crianças de 0 a 5 anos).

Mariuso revelou ainda, que três pessoas o procuram na Secretaria para denunciar esquema de propina na Assistência Social. O caso funcionava dentro da própria Secretaria para a realização de cadastro do bolsa família.

O secretário disse que orientou essas pessoas a formalizar a denúncia no Ministério Público Estadual (MPE) e inclusive disponibilizou um veículo para levá-las até o MPE.

Caso seja comprovada a denúncia, o vereador e as demais pessoas que possuíam senhas para cadastro do bolsa família   poderão responder pelo crime de estelionato contra a União, isso se ficar comprovado o cadastro irregular - ou seja de pessoas que não são carentes e foram cadastradas para usufruir do benefício.

O crime de estelionato prevê pena de reclusão de um a cinco anos, com aumento de um terço por ter sido praticado contra a assistência social (artigo 171, caput e parágrafo 3º do Código Penal). Por essa razão, os réus não terão direito à suspensão condicional do processo.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760