25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 08 de Janeiro de 2013, 10:57 - A | A

Terça-feira, 08 de Janeiro de 2013, 10h:57 - A | A

Queda de braço

DEM notifica vereadores infiéis e concede oito dias para apresentarem defesa sob a pena de serem expulsos da sigla

O advogado Antônio Alberto Schommer – que exerce o cargo de secretário na Executiva Provisória -, será o relator do processo.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

 

A Executiva Provisória do Democratas de Várzea Grande, decidiu notificar os três vereadores da sigla, João Tertuliano – o “Joãozito”-, Leonardo Mayer e Valdemir Bernadino – popular Nana - para apresentarem defesa em oito dias por terem votado contra determinação do partido para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. A decisão foi tomada no final da tarde de ontem (07.01).

“Vamos notificar os três vereadores, no sentido que eles apresentem no prazo de oito dias conforme prevê o estatuto, após o recebimento do documento, a defesa do porque que eles tomaram a decisão de desobedecer a uma orientação partidária”, disse Paulo Leite, presidente da Executiva Provisória.

Segundo Paulo Leite, ficou determinado pela executiva, que o advogado Antônio Alberto Schommer – que exerce o cargo de secretário na Executiva Provisória -, será o relator do processo. Ele terá a função de apreciar a desobediência dos parlamentares, ou seja, a defesa deles.

Depois da apresentação das defesas, os membros da legenda municipal convocarão uma reunião para finalmente decidir o futuro dos três parlamentares infiéis - quais punições eles devem sofrer e correm risco de serem expulsos da sigla e posteriormente perderem o mandato.

“Vamos convocar uma reunião com todos os membros da executiva provisória para definir o futuro dos vereadores, desde uma simples advertência até o desligamento do partido, que pode acarretar a perda do mandato. A decisão será tomada de forma colegiada, pelos cinco membros da executiva”, declarou o presidente da executiva.

Ele revelou ainda, que alguns vereadores considerados “infiéis”, buscaram saber de uma maneira não formal – por meio de pessoas ligadas a sigla –, qual poderia ser a punição que eles podem sofrer devido à atitude de confirmar o apoio ao vereador Waldir Bento – o Dr. Waldir (PMDB), a Mesa Diretora da Casa de Leis.

No entanto, Paulo Leite já havia antecipado ao VG Notícias que existe uma grande possibilidade da sigla pedir a expulsão dos vereadores da legenda, podendo ocorrer com isso por meio da justiça eleitoral a perda dos mandatos dos parlamentares.  Clique aqui e confira carta na íntegra.

Entenda o Caso - O DEM havia determinado que os vereadores votassem na chapa de oposição a do prefeito Walace Guimarães (PMDB) para a Presidência da Mesa, no caso contra Dr. Waldir e a favor de Wanderley Cerqueira (PSD).

A medida tentava “forçar” os parlamentares João Tertuliano – “Joãozito”, Leonardo Mayer e Valdemir Bernadino – popular Nana que declararam apoio ao peemedebista, a mudar de lado, sob a pena de perder o mandato conquistado em outubro passado.

No entanto, além de votar no peemedebista, o vereador Leonardo Mayer, um dos infiéis, ainda encabeçava a chapa de Waldir como 1° vice-presidente. Durante a votação, eles declararam que votaram em favor da democracia e do bem-estar da população e de Várzea Grande.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760