25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Sábado, 12 de Setembro de 2015, 10:34 - A | A

Sábado, 12 de Setembro de 2015, 10h:34 - A | A

Prisão

Preso maníaco mais procurado por estupro em três Estados

O maníaco, Herley Nascimento dos Santos, 34 anos, foi preso no final da tarde dessa sexta-feira.

Redação com PJC/MT

Fim da linha para um dos criminosos mais procurados pelo estupro de pelo menos 50 mulheres, praticado nos Estados de Mato Grosso, Amazônia e  Rondônia. O maníaco, Herley Nascimento dos Santos, 34 anos, foi preso no final da tarde dessa sexta-feira (11.09), por uma força-tarefa que envolveu unidades de Inteligência e as Polícias Civil e Militar dos Estados de Mato Grosso, Amazonas, Goiás, Distrito Federal, Rondônia e Pará.

A prisão do homem que aterrorizou mulheres em três Estados ocorreu após cerco das Polícias Civil e Polícia Militar, na localidade do Vale do Anari, em Rondônia. O criminoso fugia em uma caminhonete Blazer verde escura quando caiu na barreira da PM. Dentro do carro foram encontradas roupas usadas nos crimes, objetos, dinheiro, e um simulacro de pistola, que teria usado em assaltos e no estuprar de uma jovem de 23, em Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, para onde o suspeito foi conduzido para ser ouvido na Delegacia da Polícia do município.

A identificação do maníaco contou com apoio da Polícia Civil de Mato Grosso, por meio das Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher, de Cuiabá e Várzea Grande, e da Diretoria de Inteligência, que passou a monitorar os passos do maníaco, desde que fugiu da Capital mato-grossense, no final de março deste ano, depois de ser caçado pelo estupro de quatro mulheres e uma criança de 11 anos, nas duas cidades. Ele tem duas identidades e usava os nomes de Célio Roberto Rodrigues e Herley Nascimento Santos, suposto nome verdadeiro. 

O maníaco também era foragido da Justiça de Manaus, no  Amazonas, pelo  estupro de 23 mulheres na capital daquele Estado, além de roubos e um possível homicídio, praticados em 2012. O estuprador também era procurado em Rondônia por estupros e roubos praticados em Porto Velho (RO), cometidos no ano de 2009. 

No Estado de Rondônia ele tem 4 mandados de prisão e em Mato Grosso também 4 prisão preventiva pelos crimes em Cuiabá e Várzea Grande

Em dezembro de 2012, o maníaco fugiu da penitenciária de Manaus (AM) e teria utilizado pelo menos três documentos falsos pelas localidades que passou.

Mesmo sendo procurado em Rondônia retornou aquele estado e cometeu três roubos seguidos e num deles estuprou a secretária de um consultório odontológico de 23 anos, na cidade de Ouro Preto do Oeste,  na última quinta-feira (10.09). Segundo a Polícia Civil local, o homem teria entrado no consultório para assaltar e, como não encontrou dinheiro, violentou a moça na sala de esterilização, nos fundos da clínica. 

O delegado da Polícia Civil de Mato Grosso, Claúdio Álvares Sant’Ana, adjunto da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Idoso, de Várzea Grande, disse que a fotografia tirada das imagens das câmeras de segurança do consultório foi veiculada na imprensa local e pelas características foi reconhecido como sendo o estuprador procurado em Cuiabá e Várzea Grande, com mandados de prisão preventiva decretados pelas duas comarcas.

O criminoso é tem como principal crime o roubo e praticava o estupro como delito secundário, sempre sozinho e por puro prazer. As vítimas relataram que foram atacadas em casa, por um homem que simulava pedir alguma informação ou água. Ele também utilizava veículos nas abordagens.

De acordo com a Polícia Civil, os carros que usava para abordar as vítimas eram todos locados em nome de um conhecido dele, que atua na localidade conhecida por Pedra, no Porto. Foram alugados 3 Fox, 1 Gol e Voyagem. O suspeito também comprou um veículo Santana 2006, cinza, que foi abandonado no dia 31 de março na rodoviária de Cuiabá, quando fugiu de Cuiabá. 

O veículo estava em nome de uma pessoa, por sua vez, revendeu para o maníaco que usava nome de José Carlos, por R$ 6 mil, que teria pago R$ 2 mil e o restante iria quitar no dia 31 de março, porém não foi pago.

A delegada da Delegacia da Mulher de Cuiabá, Eliane Moraes, que presidiu os inquéritos de estupros na Capital, disse que o acusado tem dois mandados de prisões pelos casos investigados, além dos expedidos pela Justiça em Várzea Grande, também dois requeridos pelo delegado Cláudio Álvares.  

Casos em Mato Grosso - O suspeito foi investigado pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá, em dois estupros confirmados e uma terceira vítima que não representou contra o suspeito na Polícia Civil.  As investigações iniciaram no dia 23 de março com denúncias de estupros cometidos nas regiões do bairro Dr. Fábio, em Cuiabá, onde o suspeito teria tentado contra outras mulheres, mas sem sucesso nas abordagens.  

Em Várzea Grande, o maníaco cometeu estupro contra uma menina de 11 anos, no bairro Jardim Glória, e uma mulher de 33 anos, no bairro Jardim Lion. Os dois casos foram investigados pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, da Criança e do Idoso.

O criminoso tem mandados de prisão decretados nas investigações das duas unidades.

Investigação - O criminoso era investigado pelas Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher de Cuiabá e Várzea Grande e passou a ser monitorado pela Inteligência da Polícia Civil de Mato Grosso e dos Estados do Amazonas, Goiás, Distrito Federal, Rondônia e Pará. No trabalho, os profissionais identificaram que ele chegou a fazer chacota da polícia, dizendo que só seria preso se ele quisesse. Pois é, perdeu, usando a gíria de bandidos, mesmo vestindo camiseta do super-herói Batman.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760