25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Segunda-feira, 01 de Fevereiro de 2016, 08:32 - A | A

Segunda-feira, 01 de Fevereiro de 2016, 08h:32 - A | A

Dados

Polícia investigou mais de 100 mortes no trânsito ocorrida em VG e Cuiabá em 2015

Ao todo, mais de mil condutores foram responsabilizados em inquéritos

G1.com

Mais de 100 acidentes de trânsito que resultaram em mortes na Grande Cuiabá foram investigados durante o ano de 2015 pela Polícia Civil. Segundo dados da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), foram instaurados 64 inquéritos em Cuiabá e 47 em Várzea Grande no ano passado para a apuração de homicídios culposos (quando não há intenção de matar) e mortes acidentais no trânsito.

Um dos casos graves investigados no ano passado na capital ocorreu na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, no dia 3 de outubro de 2015. Na ocasião, uma caminhonete derrubou dois postes de energia e atingiu um ponto de ônibus, atingindo duas pessoas que aguardavam pelo transporte público no local.

Uma das vítimas era uma mulher de 50 anos que trabalhava como cuidadora de idosos e que estava indo para o trabalho quando foi atingida pelo veículo. Ela morreu no local. A outra pessoa que estava no ponto de ônibus ficou ferida e foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Cuiabá. O motorista do veículo, de 24 anos, chegou a ser socorrido, mas morreu logo após o acidente. Dias depois, o laudo toxicológico do Instituto Médico Legal (IML) apontou que o condutor do veículo estava embriagado no momento do acidente.

Ao todo, segundo a delegacia, mais de mil autores de delitos de trânsitos ocorridos nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande foram responsabilizados em inquéritos em 2015. Foram 960 inquéritos instaurados ao longo do ano e 1.103 concluídos referente a casos do ano passado e também de anos anteriores.

Outros crimes

A Deletran também lavrou 1.838 termos circunstanciados de ocorrências para crimes no trânsito de menor potencial ofensivo como a lesão corporal simples, direção sem CNH e entrega de direção para pessoa não habilitada. De acordo com o delegado Romildo de Souza Grota Junior, tratam-se de crimes únicos. "Você bateu em uma motocicleta, a  pessoa caiu e se machucou e o condutor estava errado, houve a lesão. Neste caso a lei prevê que o condutor responda o TCO”, explicou.

De acordo com o delegado, os inquéritos são abertos para os crimes de homicídios culposos, mortes acidentais, lesão corporal seguida de omissão de socorro e fuga de local, além de embriaguez no volante. “O motorista provoca o acidente e foge, concorre para os crimes de lesão,  fuga do local – para não responsabilizado – e na mesma ação o crime de omissão de socorro. Com a mesma atitude comete esses três crimes. Então é instaurado o inquérito”, disse.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760