25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Opinião Domingo, 15 de Junho de 2014, 13:20 - A | A

Domingo, 15 de Junho de 2014, 13h:20 - A | A

Opinião

Walace vai negativar contribuintes inadimplentes de VG. Quem vai negativar Walace pela dívida com a população?

O prefeito foi eleito prometendo fazer diferente. Não deu conta e ainda culpa a população pelo caos instalado no município.

por Edina Araújo/VG Notícias

por Edina Araújo*

A administração de Walace Guimarães (PMDB) continua surpreendendo a população de Várzea Grande. Sem conseguir cumprir um terço do que prometeu na campanha eleitoral de 2012 – quando foi eleito com 35,14% do total de votos válidos -, Walace culpa os munícipes pelo caos administrativo.

Segundo o peemedebista, “é cultura dos várzea-grandenses não pagar seus impostos”, e isso estaria prejudicando o desenvolvimento da cidade. Por conta disso, o prefeito resolveu contratar o Serasa Experian – para negativar o nome dos contribuintes várzea-grandenses que estão em débito com o município.

Walace se diz feliz porque Várzea Grande é o primeiro município a adotar tal medida. Segundo declaração do prefeito no site da prefeitura, “Não é justo que os inadimplentes utilizem dos mesmos serviços e benefício de quem está em dia com erário público. A ação está amparada por Lei e equivale somente aos contribuintes com saldo devedor”.

Ora Walace, dignidade e bom senso não fazem mal a ninguém. Antes de assinar tal convênio para expor as pessoas, poderia examinar sua consciência para saber que tipo de serviço tem oferecido à população. Quais as promessas de campanha foram cumpridas em quase dois anos de mandato?

Como negativar o nome dos contribuintes, se o Executivo Municipal não faz sua parte? As pessoas não recebem água em suas casas, a educação é precária, os pais vivem assombrados com medo de nova greve e os filhos ficarem sem aula, as ruas todas esburacadas, a saúde está lamentável. As pessoas que recorrem ao Pronto-Socorro têm que comprar materiais básicos, como faixas, gazes e medicamentos. E ainda implorar por atendimento médico, para não ter o mesmo destino do jovem Archias, que chegou andando no Pronto-Socorro e saiu dentro de um caixão. A ingerência é total. Em nenhuma outra administração, a população foi tão penalizada nesta área, que deveria receber tratamento especial. Afinal, prefeito e primeira-dama são médicos.

Além disso, como é que pode sobrar dinheiro para investimentos, se o prefeito incha a folha de pagamento com cabos eleitorais e apadrinhados políticos? A folha de pagamento está acima do limite constitucional conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Não há arrecadação que suporte tantos desmandos. Supersalários para o prefeito e secretários, parentes de vereadores da base aliada pendurados na Prefeitura. Pagamentos estranhos, a exemplo do que foi feito recentemente de quase R$ 4 milhões para uma empresa da época de Nereu Botelho. Dispensas de licitações e registros de atas se tornaram práticas comuns nesta gestão. Carro oficial a serviço particular. Pagamento de auxílio funeral ao prefeito Walace de quase R$ 56 mil. Acúmulo de função da primeira-dama, lesando o município. E tantas outras investigações que ainda tramitam no Ministério Público Estadual (MPE), por supostas irregularidades em licitação e nepotismo.

O que é lamentável. O cidadão de bem está pagando esta conta infame pelos desmandos e ingerência de um prefeito que foi eleito prometendo fazer a diferença. Porém, conforme pesquisa já amarga mais de 86% de rejeição, superando os ex-prefeitos Nereu Botelho e o republicano Murilo Domingos, que foi até afastado do cargo pela Justiça.

Walace Guimarães antes de negativar o nome dos munícipes deveria convencer à sociedade que sua administração é séria. Hoje, o sentimento da sociedade é de revolta, porque presencia o dinheiro público sendo usado em benefício do grupo que fez parte da campanha eleitoral do peemedebista em 2012.

Por isso, está na hora da população várzea-grandense reclamar na Justiça seus direitos e pedir o afastamento de Walace Guimarães da Prefeitura. Não dá mais para suportar tantos descasos com o erário e ainda ser tachado de maus pagadores,  por uma gestão ruim e descomprometida com a sociedade.

 

*Edina Araújo é jornalista e diretora do site VG Notícias.

Comente esta notícia

cuiabano 17/06/2014

Com certeza Coronel Taborelli, o Sr como um vereador respeitado e brilhante, de inicio a esse baixo assinado, com certeza o sr pode comprar inúmeras paginas pois serão muitas assinaturas, e sera um marco pra Historia de Várzea Grande, faça isso, terá meu apoio e de muiiiiiiiiitos Varzeagrandenses.

positivo
0
negativo
0

Era feliz e não sabia 16/06/2014

Na época dos Campos o povo pagava IPTU? A arrecadação do município era maior? Haviam menos empresas na cidade? Ouvia essa choradeira de que o povo não paga os seus impostos? Chega de choradeira prefeitinho. Se os Campos roubavam, se o povo nunca teve a cultura de pagar IPTU e mesmo assim foram construidos o PSM, escolas, asfaltos, mini-estádios, etc, etc, etc imaginem como tá a roubalheira hoje já que o prefeitinho não faz nada a não ser arrumar desculpas.

positivo
0
negativo
0

Wallace que ta com Silval, que ta com Éd 16/06/2014

Que ta com, que ta com... Que tão com o dinheiro do povo.

positivo
0
negativo
0

VARZEAGRANDENSE 16/06/2014

~ESSE PREFEITO É UMA DESGRAÇA PARA VARZEA GRANDE TA METENDO A MÃO NO NOSSO DINHEIRO ELE E UM BUCADO DE VEREADORES MAS A RESPOSTA JA VAI CHEGAR...... QUE SAUDADE DE MURILO..........

positivo
0
negativo
0

Boca 16/06/2014

Digo uma coisa WALACE esqueça da vida publica pelo menos em VG. Faça o q quizer isto se chama livre arbitrio mas arque com as consequencias.

positivo
0
negativo
0

MAKSOEL 16/06/2014

VAMOS EXPULSAR ESTA IGUA DA PREFEITURA, PRONTO SOCORRO ou PRONTOEMPURRÃO P MORRER, RUAS PARECE Q ESTAMOS NO IRAQ, GUARDA MUNICIPAL SÓ SERVE P/ MULTAR.......AINDA VEM C ESSA IDEIA DE NEGATIVAR Q NÃO PAGA IPTU, NÃO FAZ POR MERECER Q PAGAMOS O IPTU, AIDA Q
COBRAR, PARA C/ ISSO !!!!

positivo
0
negativo
0

MJA 16/06/2014

VAMOS EXPULSAR ESTA IGUA DA PREFEITURA, PRONTO SOCORRO ou PRONTOEMPURRÃO P MORRER, RUAS PARECE Q ESTAMOS NO IRAQ, GUARDA MUNICIPAL SÓ SERVE P/ MULTAR.......AINDA VEM C ESSA IDEIA DE NEGATIVAR Q NÃO PAGA IPTU, NÃO FAZ POR MERECER Q PAGAMOS O IPTU, AIDA Q
COBRAR, PARA C/ ISSO !!!!

positivo
0
negativo
0

boca 16/06/2014

Caro prefeito poderia explicar onde foi parar a verba q vossa senhoria anunciou ter conseguido em Brasilia para fazer serviços em nossa cidade dentre eles asfalto cm anunciou seu secretarios de obras?

positivo
0
negativo
0

godoy 16/06/2014

SENHORES EMPRESÁRIOS QUE FORNECEM OU JÁ FORNECERAM A PREFEITURA SE UNAM E FAÇAM UMA MANIFESTAÇÃO NA FRENTE DA PREFEITURA, PARA QUE NÃO TENHA MAIS LICITAÇÂO DIRECIONADA, COMO ESTÁ ACONTECENDO E NINGUÉM FAZ NADA, VAMOS AGIR.

positivo
0
negativo
0

pompeu de campos 16/06/2014

A HORA CHEGOU DOS SERVIDORES EFETIVOS FAZER UM BAIXA ASSINADO PARA CASSAÇÃO DO ATUAL PREFEITO DE VG. POIS OS SENHORES SÃO OS ÚNICOS QUE PODEM FAZER E COM CERTEZA SABEM DE MUITA COISA DA PREFEITURA, JÁ SERÁ UM GRANDE COMEÇO, PARA SAIRMOS DESTES CAOS QUE ESTÁ VG.

positivo
0
negativo
0

24 comentários

1 de 3
Última

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760