06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Opinião Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2013, 10:28 - A | A

Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2013, 10h:28 - A | A

Cômico

Salário atrasado: O que fazer?

Servidor indignado envia à reportagem do VG Notícias desabafo por conta do salário atrasado.

 

por Servidor Indignado*

O jornal A Gazeta, edição 7.694, hoje, 24/01, noticiou que a equipe econômica de Walace Guimarães aconselhou-o a decretar estado de calamidade pública. O prefeito, ainda segundo o jornal, está relutante quanto à adoção da medida.

Sou servidor de Várzea Grande e, enquanto o prefeito pensa, já decidi: está declarado (não sou prefeito para decretar) estado de calamidade pública em minha casa.

Há meses não recebo a verba indenizatória a que tenho direito. Também não recebi a remuneração que deveria receber no início deste mês. No total, a prefeitura me deve quase trinta mil reais. Acumulei dívidas.

O limite do meu cheque especial foi ultrapassado. Não paguei a fatura do cartão de crédito. A prestação do carro está atrasada. Não há dinheiro para abastecer o veículo, que está a meio tanque. Meu telefone não tem mais crédito para ligações. A conta de luz venceu. O condomínio está vencido. A fatura de água não foi quitada. É possível que o gás de cozinha acabe antes do fim do mês.

O estado de calamidade pública é disciplinado pelo decreto federal 7.257/2010, que regulamentava a medida provisória 494/2010, convertida na lei federal 12.340/2010. O decreto traz as definições relativas ao estado de calamidade pública. Eis alguns conceitos.

Estado de calamidade pública: situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento substancial da capacidade de resposta do poder público do ente atingido.

Ações de socorro: ações imediatas de resposta aos desastres com o objetivo de socorrer a população atingida, incluindo a busca e salvamento, os primeiros-socorros, o atendimento pré-hospitalar e o atendimento médico e cirúrgico de urgência, entre outras estabelecidas pelo Ministério da Integração Nacional.

Ações de assistência às vítimas: ações imediatas destinadas a garantir condições de incolumidade e cidadania aos atingidos, incluindo o fornecimento de água potável, a provisão e meios de preparação de alimentos, o suprimento de material de abrigamento, de vestuário, de limpeza e de higiene pessoal, a instalação de lavanderias, banheiros, o apoio logístico às equipes empenhadas no desenvolvimento dessas ações, a atenção integral à saúde, ao manejo de mortos, entre outras estabelecidas pelo Ministério da Integração Nacional.

Com base nas definições do decreto decidi quais ações serão adotadas em razão do estado de calamidade que declarei.

Se a gasolina de meu carro acabar vou ligar para Tião da Zaeli para ele prestar uma ação de socorro – a busca. Ele deverá vir me buscar onde quer que eu esteja, porque foi na administração dele que seis verbas indenizatórias ficaram atrasadas.

Se meu gás de cozinha acabar também ligarei para Tião da Zaeli para ele prestar uma ação de assistência às vítimas – o fornecimento de meios de preparação de alimentos. Vou cozinhar na casa de Tião da Zaelli, porque foi na administração dele que seis verbas indenizatórias ficaram atrasadas.

Se a água de minha casa for cortada, também sobrará para Tião da Zaeli, que terá que executar outra ação de assistência às vítimas – o suprimento de material de limpeza e higiene pessoal. Vou tomar banho na casa de Tião da Zaelli, porque foi na administração dele que seis verbas indenizatórias ficaram atrasadas.

E permanecendo a falta de água entrarei em contado com Maninho de Barros para ele prestar uma ação de assistência às vítimas – a instalação de lavanderia e banheiros. Vou lavar roupa e usar o banheiro da casa dele, porque foi na administração dele que duas verbas indenizatórias e minha remuneração ficaram atrasadas.

Aviso ao prefeito Walace Guimarães: se o salário e a verba indenizatória de janeiro não forem pagos eu me mudo para sua casa.

*por Servidor Indignado que não se identificou para não sofrer represália

Comente esta notícia

jg 28/01/2013

é revoltante ver nossos filhos em plenas férias sem poder ter um lazer digno, já que nós trabalhadores somos obrigados a tirar férias coletivas e ainda mais sem receber nossos salários e não se esqueçam temos o nosso terço de férias, olha caso resolvam fazer a mobilização que façamos logo pq ja nao temos mais a quem recorrer...e parabenizo aos gestores das EMEB que tiveram coragem de dizer aos funcionarios nao venham , voltem quando receber...

positivo
0
negativo
0

RAFAELH PARA MEU AMIGO RAFAEL 25/01/2013

DEMITIR POR DESACATO RAFAEL ? A QUEM NOSSO AMIGO ACIMA DESACATOU ? A VOCÊ ? AO PREFEITO? ACHO QUE VOCÊ ESTA COM MUITO MEDO DE QUE SE ESTE PREFEITO SAIR ACONTEÇA COM VOCÊ O MESMO QUE ACONTECEU NA GESTÃO DO TIÃO DA ZAELI, VEREM O QUE VOCÊ REALMENTE É E METEREM UM PÉ NA SUA BUNDA COMO TIÃO FEZ. PARA DE SER PUXA SACO DE PREFEITO E SEJA HOMEM PARA ASSUMIR QUE ESTE SERVIDOR ESTA CERTO.


positivo
0
negativo
0

gloria 25/01/2013

(Essa vai para Cuiabano )vc deve ser um dos culpados por essa calamidade em varzea grande,então está arrependido agora eu graças a deus não tem culpa no cartorio pois nessa corja nunca votaria,pois pobre ja abasta eu,votar em pobre é mesmo que enfiar o pé na merda,agora vão sofrer bastante pra saber que pobre só quer enriquecer.

positivo
0
negativo
0

maria da gloria 25/01/2013

povão de varzea grande vamos nos unir pois uma situação dessa nunca encontrei a 10 anos na prefeitura de varzea grande,é hora de marcarmos um panelaço enfrente a prefeitura e de lá irmos para o predio do ministerio publico pois esse prefeito tá gozando de nossa cara somos pais e mães de familia sem nada em casa pra dar pros nossos filhos,mobilização já.

positivo
0
negativo
0

Pintadinha 25/01/2013

verba indenizatória de 2 meses incompletos que somam 30 mil reais???? será esse servidor secretário??? porque até onde sei a prefeitura de VG paga os mais baixos salários aos seus funcionários. Mas tudo bem, ótimo para ele que doi agraciado e contemplado com esse salário, deve ser parente do Roldão. Vereadores de VG, estes existem de fato e direito? servem para que? o que fazem? onde estão? Estamos nós pobres e abandonados munícipes largadados á nossa própria sorte.

positivo
0
negativo
0

julia 25/01/2013

Nem Murilo Domingos deixou o nosso sálario atrasar como esses dois(maninho e wallace) o saudades.....

positivo
0
negativo
0

Antônio Carlos 25/01/2013

quem tem dinheiro não está preocupado com salário atrasado mas quero ver quem vai ter coragem de dizer de onde vem o dinheiro que tem. tem muito funcionário da prefeitura que nem sentiu falta do salário

positivo
0
negativo
0

Washington.. 25/01/2013

O interessante nessa história toda é que aquele amigo vereador que viamos a alguns meses sumiu !!! Não se vê atraso no salário dos vereadores, e ato algum de luta pelo salário dos servidores públicos municipais!

positivo
0
negativo
0

Servidor Vergonhoso 25/01/2013

Fui fazer um crediário só foi dizer que trabalhava na PMVG que a atendente me largou falando sózinho. A orientação era pra evitar vendas a nós servidores da prefeitura porque a tendência é só piorar. E agora Walace?

positivo
0
negativo
0

Servidor Vergonhoso 25/01/2013

Fui fazer um crediário só foi dizer que trabalhava na PMVG que a atendente me largou falando sózinho. A orientação era pra evitar vendas a nós servidores da prefeitura porque a tendência é só piorar. E agora Walace?

positivo
0
negativo
0

20 comentários

1 de 2
Última

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760