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Opinião Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2014, 20:15 - A | A

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2014, 20h:15 - A | A

72 anos: Inauguração da primeira ponte sobre o rio Cuiabá

Várzea Grande foi a mais beneficiada, crescendo rapidamente depois da inauguração, ganhando iluminação elétrica três anos depois.

por Wilson Pires

 

Não como negar que a construção da primeira ponte de cimento armado sobre o rio Cuiabá, inaugurada em 20 de janeiro de 1942, pelo então governador- interventor Júlio Strubing Muller veio trazer mudança radical no sistema de comunicação e desenvolvimento da capital Mato-grossense e a região norte, que estava emperrada em todos os sentidos.

Várzea Grande foi a mais beneficiada, crescendo rapidamente depois da inauguração, ganhando iluminação elétrica três anos depois.

No governo de Ponce de Arruda, uma nova ponte foi construída na altura da antiga cervejaria, mais um erro de engenharia causou o desmoronamento do lastro central da mesma. Só em 1964, já no governo do Dr. Fernando Corrêa da Costa, após mais de ano de serviços de recuperação, foi inaugurada, com a presença do  presidente da República, Humberto de Alencar Castelo Branco, que visitava Mato Grosso.

Em 1985, no governo do Várzea-grandense, o engenheiro Júlio José de Campos, mais duas pontes foram construídas sobre o rio Cuiabá: a duplicação da Júlio Muller (primeira ponte), à qual se pode chamar ponte “Dois Júlio” e a de Poço Grande, próximo de Bonsucesso na rodovia dos Emigrantes, que veio descongestionar o tráfego de veículos pesados que vinham do Nortão Mato-grossense e de Rondônia.

Para melhorar o trânsito pelas vias de Cuiabá e de Várzea Grande, foi construída uma rodovia, quando antes era uma estrada, em área antes intransitável, diminuindo o tempo dos caminhoneiros em uma hora e meia de viagem. A ponte de Poço Grande veio atender toda população dos distritos de Bonsucesso e Capão Grande, que além do gozo de melhor acesso, tem suas terras muitíssimas valorizadas.

A ponte iniciada no governo de Ponce de Arruda, de que falamos, resolveu também problemas de trânsito para a grande Cuiabá. Em 15 de março de 1986, foi inaugurada a duplicação da ponte Júlio Muller, pelo governador Júlio Campos, resolvendo até então os problemas de trânsito entre as duas cidades mais populosas de Mato Grosso.

 

Wilson Pires é jornalista

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Teodoro Maciel 21/01/2014

A nossa V.grande, deve muito aos dois grandes JULIOS, o Múller e o Campos,que foram inovadores na construção de obras ciclópicas de pontes ligando-nos a Cuiabá e ao sul do Brasil. Como também ao Ponce e Fernando Correa por outra ponte,chamada de nova.Já Jaime,construiu a Ponte Mario Andrezaa,e agora foi duplicada pelo Silval,recebendo o nome do Eng.Orlando Monteiro da Silva. O Dante,nos deu a Ponte Sergio Motta,ali perto da Sadia,.Mais prcisamos de uma ponte ligando a Capital com Guarita e outra com Passagem .A mais bela é a JK feita p/Julio.

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