MT, 17 Abril 2014

 
PF deflagra Operação Mahyah de combate ao tráfico de drogas
Publicado em :25/11/2011 às 08:42
TAMANHO DA LETRA A A A
Foto: Divulgação
Em Mato Grosso, serão 28 mandados de prisão e 32 de busca e apreensão, nas cidades de Cáceres, Porto Esperidião, Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Mirassol D’Oeste, Lambari D’Oeste, Glória D’Oeste, Curvelândia, Araputanga e São José dos Quatro Marc
 

A Polícia Federal em Cáceres deflagra na manhã desta sexta-feira (25.11) a Operação Mahyah, de combate ao tráfico internacional de entorpecente. A operação foi desencadeada em Mato Grosso e mais 10 estados.

As investigações de crimes de tráfico interestadual de drogas e sua associação iniciaram-se em janeiro deste ano com foco inicial em Porto Esperidião, onde mora o principal investigado, e em Minas Gerais, onde ele teria seu principal contato. 

Ao longo dos 10 últimos meses, 18 pessoas foram presas e 230,5 kg de pasta base de cocaína foram apreendidos, além de R$ 40 mil e diversos veículos.

Serão cumpridos mandados judiciais em Goiás, Tocantins, Pará, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte e Piauí. São 49 mandados de prisão preventiva de investigados, e as buscas e apreensões estão distribuídas em 39 localidades distintas.

Em Mato Grosso, serão 28 mandados de prisão e 32 de busca e apreensão, nas cidades de Cáceres, Porto Esperidião, Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Mirassol D’Oeste, Lambari D’Oeste, Glória D’Oeste, Curvelândia, Araputanga e São José dos Quatro Marcos. 

Ainda serão cumpridos mandados em Paraíso do Tocantins/TO; Ipatinga, Tarumirim e Belo Horizonte, todos em Minas Gerais; Luziânia e Caldas Novas, em Goiás, Maceió-AL, São Luiz-MA, Marabá-PA, Teresina-PI, Luiz Eduardo Magalhães-BA, Natal-RN e Jales-SP. 

Alguns dos indiciados já estão presos e receberão novos mandados de prisão hoje em função das investigações detectarem que eles continuam atuando no tráfico de drogas. 

Os presos serão indiciados pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico, previstos nos artigos. 33, 35 e 40, V, todos da Lei n.º 11.343/2006 (Lei de Drogas).

A expressão Mahyah tem correspondência em um dialeto siciliano e em árabe. No primeiro, significa máfia. Já em árabe quer dizer audacioso.

O principal líder da quadrilha – cujo nome tem origem italiana, morava confortavelmente em Porto Esperidião e coordenava diretamente a quadrilha. O homem vivia até agora certo que nunca seria preso, em atitude completamente audaciosa frente às instituições policiais de combate ao crime.  Nesta operação, serão presos ele, a esposa, três filhos e o genro.

Atualizada em 25.11 às 18h50min:

 

 Quanto às pessoas presas: 
Os homens, após exame de corpo de delito serão encaminhados ao Presídio Ferrugem;
As mulheres , após exame de corpo de delito serão encaminhadas ao Presídio Feminino em Araputanga
 
Quanto aos materiais apreendidos:
 
- Os 30 galos de rinha apreendidos em uma fazenda permanecerão sob custódia do morador da fazenda. Ainda será realizada períciai para avaliar se os animais sofreram maus tratos;
- Em Cuiabá/Várzea Grande: 
- 06 pessoas presas;
- 02 flagrantes por porte ilegal de arma de fogo;
-02  armas de fogo
- 04 veículos sendo:
01) 01 Hyunday Sonata;
02) 01 C4 Pallas;
03) 01 Toyota Corolla;
- 01 Jet Ski
- R$1.100,00 (um mil e cem reais)
- 01 computador
 
Em Araputanga:
- O dono da casa está foragido, mas a A PF apreendeu 8,4 quilos de pasta base de cocaína em sua residência;
 
05 armas de fogo apreendidas em diferentes locais, sendo:
-01 revólver calibre .22 e 11 munições;
-01 pistola, calibre .380;
-01 carabina calibre. 22.
-01 revólver calibre .38, com 06 munições;
-01 arma czlibre 38, com 10 munições. 
 
- 11 (onze) veículos apreendidos em várias cidades onde haviam mandados de busca e apreensão, que neste momento estão na sede da Delegacia de Polícia Federal:
01 Fiat Strada;
01 Toyota Corolla;
03 Mistsubishi Hillux;
01 Mistsubishi  L200;
01 Chevrolet S10;
01 Peugeot;
01 Ford Fusion;
01 Fiat Uno Mille;
01 Volkswagen Amarok;
 
Ainda foram apreendidos computadores e notebooks.
 


da Redação VG Notícias com Assessoria
Comentários (0)

O VG Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

 
Rua Carlos Castilho, 45, Jd Imperador
CEP 78.125.760 Várzea Grande - MT
Copyright © Todos os direitos reservados.
Qualquer reprodução somente com autorização e citando a fonte e seu autor.