MT, 03 Setembro 2014

 
Tião da Zaeli: O prefeito de Várzea Grande em 2012!
Publicado em :13/04/2011 às 15:13
TAMANHO DA LETRA A A A
Foto: VG Notícias
Tião da Zaeli: O prefeito de Várzea Grande em 2012!
 

por Edina Araújo*

O vice-prefeito de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves – o Tião da Zaeli ainda não sabe, mas ele será eleito prefeito em 2012. Então, parabéns, Tião, por sua eleição em 2012; faça um bom mandato, porque Várzea Grande merece mais do que seus políticos têm oferecido. E não se esqueça de agradecer aos valorosos cabos eleitorais: os 15 prefeitos antecessores – Toninho Domingos, Murilo Domingos e os 13 vereadores prefeitos.

Tão certa quanto a farsa do afastamento de Tião da Zaeli em 2011 é a sua eleição para prefeito em 2012. Explica-se.

Em um diálogo, diversas mensagens são emitidas ainda que o emissor tenha pretendido transmitir apenas uma. O tom da voz diz se o emissor está nervoso, calmo, assustado, cansado etc.; o ritmo de sua fala diz se ele está com pressa ou não; o movimento de seu corpo confirma se ele está com pressa ou não; o tamborilar de dedos indica falta de paciência ou desinteresse pelo assunto etc.

Em um diálogo, o que é percebido é sempre mais do que o aquilo que é falado, sem que o falante saiba que o ouvinte percebeu as outras mensagens. Tradução: em um diálogo, fala-se mais do que se pretendi, sempre.

O processo de afastamento do prefeito Murilo Domingos e Tião da Zaeli é um diálogo dos vereadores com a sociedade várzea-grandense. E os vereadores estão dizendo mais do que pretendiam e não percebem que o povo está vendo mais do que aquilo que está sendo falado. Em razão da falta de percepção dos vereadores Tião da Zaeli será eleito prefeito em 2012. Seguem alguns exemplos do que os vereadores não estão conseguindo esconder.

Murilo Domingos deveria ter sido afastado do cargo pela Câmara há muito tempo. Foi afastado somente após seis anos de desordem administrativa. Se a reclamação de uma professora foi suficiente para afastar o prefeito agora, por que a perda do cargo por Murilo, judicialmente, não foi bastante para os vereadores afastá-lo anteriormente? A reclamação de uma professora teve mais peso político que 18 processos por fraude em licitação e outros crimes; isso é uma bobagem na qual ninguém acredita.

Murilo Domingos perderia o cargo de prefeito de qualquer forma em razão dos processos aos quais responde (o que foi confirmado com o segundo afastamento determinado pelo juiz José Lindote, na semana passada, com isso os vereadores perderiam, entre outros, o benefício de indicar seus fantasmas, porque a prefeitura seria de Zaeli, que não gastou um centavo na campanha de 2008 e não devia favor a qualquer vereador - já que entrou na política a pedido do governador Blairo Maggi para salvar a campanha de reeleição de Murilo Domingos.

Madureira não deu golpe no prefeito; ao contrário, juntou-se a ele para dar um golpe no vice. Como Murilo Domingos perderia o cargo de qualquer forma, era preciso impedir que Tião assumisse a prefeitura.

Zaeli não deve a um financiador da campanha e nem aos vereadores, por isso não teria obrigação de dar continuidade à baderna mantida pelos vereadores e por Murilo Domingos. Em razão da independência que Zaeli teria frente à Câmara os vereadores instauraram uma segunda comissão processante e o afastaram pela segunda vez. Muitos processos por fraude em licitação não foram suficientes para a Câmara afastar Murilo Domingos, mas uma suspeita de fraude que fizeram pesar sobre o vice foi suficiente para afastá-lo às pressas, pela segunda vez. Uma suspeita tem peso político maior do que muitos processos? Fica evidente que só pode assumir o cargo de prefeito quem tem comprometimento financeiro com os vereadores e empresários que financiaram a campanha de 2008; alguém que está fora do esquema não pode ser prefeito.

Zaeli, hoje, ficou excluído do grupo de Murilo Domingos. E o afastamento entre os dois era a única chance de Zaeli salvar sua carreira política. Os vereadores salvaram a carreira política de Tião da Zaeli!

A carreira política de Zaeli estava condenada ao fracasso. Ele foi vice-prefeito por dois anos e silenciou-se diante da desordem instaurada por Murilo Domingos e pelos vereadores. Pagaria seu silêncio um fracasso certo em 2012.

Duda Mendonça, um dos maiores publicitários do país, conseguiu transformar um Lula briguento e escandaloso em “Lulinha Paz e Amor”, mas provavelmente não conseguiria dar ao povo de Várzea Grande uma razão para eleger Tião da Zaeli prefeito em 2012, após vice ficar em silêncio por dois anos ao lado de Murilo Domingos. Hoje, ao impedir que Tião assuma o cargo de prefeito, os vereadores estão dando ao povo a razão para elegê-lo, sem cobrar de Zaeli o que Duda Mendonça cobraria.

Os vereadores estão dizendo ao povo da cidade que Zaeli não faz parte dos conchavos do Executivo e do Legislativo do município. E isso é ótimo em razão da rejeição que pesa sobre esses políticos. Toda a rejeição de Murilo Domingos e dos vereadores será revertida em favor de Tião da Zaeli, que na campanha de 2012 ganhará o papel de vítima dessa turma, e o povo acreditará porque também foi.

De forma sutil, sem perceber, os vereadores estão dizendo ao povo de Várzea Grande que Zaeli não tem comprometimento com financiador de campanha e com uma Câmara de rejeitados. É como se dissessem ao povo: Zaeli deve ser eleito porque o cidadão várzea-grandense saberá até onde os vereadores estão envolvidos com a desordem promovida por Murilo Domingos.

Para ganhar a eleição, Zaeli precisa apenas posicionar-se de acordo com o que os vereadores estão dizendo ao povo. E aqui está o problema: pensando bem, se a eleição de Zaeli depende de um posicionamento, talvez ele não seja o prefeito de Várzea Grande em 2012.

E se o prefeito não for Zaeli, com certeza não será Madureira. Madureira será rejeitado porque assumiu cargo que pertence a Tião  valendo-se de bordão que pertence a Tiririca e sem pagar salário que pertence ao servidor.

Para justificar a inadimplência dos salários Madureira disse que um dia só de atraso não prejudica ninguém. Seria bom se o policial-vereador-prefeito- ajudasse a convencer agiotas a não cobrar juros de servidores que não pagaram seus empréstimos porque o policial-vereador-prefeito não pagou os salários.

E ele ainda disse que não ficaria pior do que estava! Portanto, pior do que está pode ficar sim, Madureira!
 

*Edina Araújo é jornalista é diretora do VG Notícias.



Comentários (42)

O VG Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

 
Rua Carlos Castilho, 45, Jd Imperador
CEP 78.125.760 Várzea Grande - MT
Copyright © Todos os direitos reservados.
Qualquer reprodução somente com autorização e citando a fonte e seu autor.