27 de Abril de 2024
27 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Terça-feira, 03 de Maio de 2016, 15:05 - A | A

Terça-feira, 03 de Maio de 2016, 15h:05 - A | A

VÁRZEA GRANDE

Servidores de PSF cruzam os braços e pedem segurança

O posto foi alvo de quatro homens armados na tarde de ontem (02).

Edina Araújo/VG Notícias

Os servidores da Unidade Básica de Saúde, Hélio Ponce Baltazar, no bairro Jardim União, no grande Cristo Rei, em Várzea Grande cruzaram os braços nesta terça-feira (03.05) para reivindicar mais segurança na Unidade. 

O PSF foi alvo de ação criminosa, praticada por quatro homens armados na tarde de ontem (02). Celulares, pertences pessoais e um veículo Sandero preto foram roubados. 

Segundo a enfermeira e responsável pelo PSF, Clarissa Carvalho, uma colega de trabalho chegou a ser agredida por um assaltante, porque não tinha dinheiro para entregar.

“Ela levou tapa no rosto e foi chamada de vagabunda. É uma situação muito constrangedora, todo mundo está abalado psicologicamente. Nós estamos esperando a Guarda Municipal, porque não estamos querendo nem abrir a unidade mais”, relatou.

Com 12 funcionários no quadro, incluindo atendimento médico e odontológico, o local atende grande demanda de moradores da região. Contudo, não há condições para exercer o trabalho, por falta de segurança, pois a região é considerada violenta. 

Conforme Clarissa, a Polícia Militar esteve local, e só uma guarda municipal, irmã da dentista foi verificar a situação, mas não estava em serviço. 

“Estamos amedrontadas. Praticamente só trabalham mulheres na unidade. É um local afastado, já no final de rua. Antigamente era um matagal, agora tem casas, mas não tem população, quase não temos vizinhos. Tomara que nunca mais aconteça, porque o susto é muito grande”. 

E esta não é a primeira vez que o posto é alvo de bandidos. Em fevereiro deste ano, homens entraram a noite e furtaram computadores, oito ares condicionados, além de depredarem o local e desligarem a energia elétrica, estragando as vacinas armazenadas. 

“Eles costumavam entrar a noite, foi à primeira vez que fomos rendidos, fomos assaltados. Furto a noite acontecia muito, porque não tínhamos guarda noturno, agora temos um dia sim e outro não, e fim de semana. Os furtos a noite pararam”, relatou Clarissa. 

Com medo, os servidores garantem que só voltam ao trabalho quando houver mais segurança no local. 

Outro lado: A reportagem do VG Notícias entrou em contato com o Superintendente de Atenção Básica do município, Geovane Renfro, que afirmou que esteve no local na tarde de ontem para verificar a situação após o assalto.  Segundo Geovane, uma equipe da Guarda Municipal está rondando a região para ajudar nas buscas dos suspeitos. 

Guarda Municipal: A reportagem do VG Notícias também entrou em contato com o secretário de Defesa Social, coronel Alexander Maia, que garantiu que uma guarnição esteve no local, e inclusive, conseguiu recuperar o carro da dentista roubado.

“A guarda esteve lá, contudo, queriam que ficassem como vigilantes do posto, isso nós não podemos fazer. Explicamos para eles”, afirmou. 

De acordo com Maia, não HÁ efetivo suficiente para cuidar da segurança de todos os Postos de Saúde e Escolas de Várzea Grande. “Já temos esse projeto para que as Secretarias Municipais contratem esses vigilantes e nós capacitemos eles. Agora, fazer a guarda ficar lá, eu não tenho efetivo para isso”. 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760