25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 22 de Fevereiro de 2015, 22:30 - A | A

Domingo, 22 de Fevereiro de 2015, 22h:30 - A | A

Fantástico mostra desvio de R$ 640 milhões praticados por Riva, Silval e Eder Moraes

Silval Barbosa se beneficiou, segundo Eder Moraes, de todos os desvios ocorridos nas obras da Copa. Ainda segundo Eder, Silval o designou para realizar todos os “trambiques” para desviar os recursos públicos.

por Edina Araújo & Geraldo Araújo/VG Notícias

A expectativa dos mato-grossenses na chamada da matéria do Fantástico, apresentado na noite deste domingo (22.02), não teve apenas o ex-deputado José Riva (PSD), preso ontem (21.02), pelo GAECO – Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado, como personagem principal, mas, foram citados na reportagem, o ex-governador Silval Barbosa, o ex-primeiro-secretário da AL/ deputado Mauro Savi, o ex-“homem forte” nos governos Silval e Maggi, Eder Moraes, e o empresário da rede de postos de combustíveis e factoring, Gércio Marcelino Mendonça Júnior, o "Júnior Mendonça".

Na matéria aparece um personagem camuflado que pelos “trejeitos” trata-se de um conhecido apresentador de TV, ex-deputado estadual e atualmente empresário do setor gráfico e comunicação, que teria participado também, ativamente do esquema de desvio de dinheiro na Câmara de Cuiabá, desmantelada pelo Gaeco na operação “Aprendiz”.

A participação de Riva, segundo a matéria, foi decisiva na escolha do VLT, como modal de transporte para a Copa. E também na confecção de material gráfico na Assembleia Legislativa que eram pagos, porém, não eram entregues. E Riva se beneficiava destes recursos que mantinha o Poder na AL/MT por meio de uma “máquina de corrupção”. Tudo isso com a participação do ex-primeiro-secretário da Casa de Leis, Mauro Savi que endossou uma promissória de aproximadamente R$ 8 milhões, que está em posse do Gaeco e que teria sido entregue por Mendonça, na  delação premiada. Mendonça confirmou ao Fantástico também, que movimentou meio bilhão de reais para José Riva e Silval Barbosa, por meio de Eder Moraes.

Silval Barbosa se beneficiou, segundo Eder Moraes, de todos os desvios ocorridos nas obras da Copa. Ainda segundo Eder, Silval o designou para realizar todos os “trambiques” para desviar os recursos públicos.

Já Eder Moraes que se intitula o “cérebro iluminado” escolhido por Silval para fazer os esquemas, não surpreendeu os mato-grossenses, ao negar as declarações feitas no primeiro momento - alegando estar emocionalmente abalado por ter sido preterido à vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE) como conselheiro.

Conforme já foi divulgado na imprensa do Estado, pelo próprio Eder, que os ex-governadores Blairo Maggi e Silval Barbosa haviam prometido a vaga a ele no TCE como conselheiro e já teria negociado com o ex-deputado Alencar Soares, que acabou desfazendo a negociação e acertado com Sérgio Ricardo, atual conselheiro.

A partir desta segunda-feira (23.02) novos desdobramentos devem ocorrer na Assembleia Legislativa com a oitiva de servidores que participaram do esquema de compra de material - e também pela manifestação do deputado Mauro Savi que deve explicar melhor a sua participação nas denúncias.

Obras da Copa – Segundo a matéria, o que ficou bem claro para população, que as obras não têm nenhuma segurança quanto à estrutura física. Viadutos já apresentam rachaduras, alagamentos e sem capacidade de aguentar o peso de veículos e, tampouco, do VLT.

Em relação ao VLT, não existe nem a certeza da viabilidade financeira do mesmo. O que coloca o atual governo numa responsabilidade enorme, tendo que optar pelo cancelamento das obras do VLT ou cancelamento do modal que foi vendido pelos ex-gestores e acusados de corrupção, como a melhor opção para Capital do Estado.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760