12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 14 de Março de 2016, 08:40 - A | A

Segunda-feira, 14 de Março de 2016, 08h:40 - A | A

Sem fiscalização

Jardim Botânico de MT vira depósito de lixo

SEMA/MT tem 30 dias para adotar várias providências no Jardim Botânico

Lucione Nazareth / VG Notícias

Sem segurança e fiscalização por parte do governo do Estado, o Jardim Botânico de Mato Grosso está sem tornando um depósito de lixo. O Ministério Público Estadual (MPE) concedeu um prazo de 30 dias para o Estado adotar providências para resolver o problema. Às margens da avenida Antártica, em Cuiabá, o Jardim Botânico de Mato Grosso abrange uma área de 67.66,30 hectares.

O MP instaurou um inquérito civil que investiga danos ambientais provocados no Jardim Botânico do Estado decorrentes do depósito irregular de lixo no local. O procedimento apura ainda a ausência da efetiva implantação e gestão pública por parte da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/MT) na conservação do local.

Conforme os autos, medidas básicas como colocação de portão, guarita e contratação de um guarda para ficar em tempo integral no Jardim Botânico, poderiam evitar o despejo desmedido de lixo no local.

Diante disso, o promotor de Justiça de Cuiabá, Wesley Sanchez Lacerda, enviou uma notificação recomendaria a SEMA/MT para que seja realizada, em no máximo 30 dias, várias providências no Jardim Botânico.

No documento, o promotor recomendou que seja providenciado a realização de uma vistoria e remoção imediata do lixo constante no local; a colocação de portão e alambrado (onde necessitar), para fins de delimitar a área da unidade de conservação evitando a invasão do local, enquanto pendente sua implantação.

Recomendou ainda, que seja instalada guarita com a disponibilização de guarda ou fiscal em tempo integral, com o objetivo de fiscalizar a entrada e saída de pessoas, devendo autuar aqueles que vierem a despejar lixo no Jardim Botânico e seu entorno, ou que pratique qualquer outro ilícito ambiental no local.

Além disso, recomendou que o Estado realize medidas para a efetiva implantação do Jardim Botânico conforme seus objetivos legais, encaminhando, a princípio, informações sobre o andamento dos estudos e prazos para conclusão do projeto; bem como das diretrizes de gestão que se pretende colocar em prática.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760