25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Segunda-feira, 07 de Março de 2016, 17:03 - A | A

Segunda-feira, 07 de Março de 2016, 17h:03 - A | A

Greve à Vista

Professores de VG “ameaçam” paralisar atividades na próxima semana; Secretária “culpa” Sintep

“Até hoje a Prefeitura não encaminhou os três pontos acordados com a categoria junto ao Tribunal de Justiça", aponta Sintep

Lucione Nazareth / VG Notícias

Os professores de Várzea Grande “ameaçam” paralisar as atividades na próxima semana. A categoria irá discutir na próxima quinta-feira (10.03), em assembleia geral, se paralisam ou não as atividades no município. 

Em entrevista ao VG Notícias, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Várzea Grande (Sintep/VG), Gilmar Soares, disse que até o momento não houve avanço nos encaminhamentos decorrentes do acordado para a suspensão da greve em 18 de agosto de 2015.

“Até hoje a Prefeitura não encaminhou os três pontos acordados com a categoria junto ao Tribunal de Justiça, que é a revisão do enquadramento, revisão do Plano de Cargo, Carreira e Salários (PCCS), e a aprovação da Lei para atualização do piso salarial, já que novo piso salarial da categoria deve começar a valer a partir de maio, conforme acordado no ano passado”, declarou Gilmar.

Segundo ele, devido à desatualização do enquadramento, mas de 1.500 servidores estão sendo prejudicados e tendo prejuízos financeiros em relação ao subsidio mensal.

O presidente do Sintep/VG apontou que a secretária municipal de Educação, Zilda Leite, não apresentou nenhuma proposta para a categoria referente à reestruturação da Carreira de imediato para corrigir erros brutais como: não assegurar 1/3 de horas atividades aos professores interinos e efetivos, valorização do pro-funcionário.

“O prazo encerrou em fevereiro e nada foi apresentado ainda. A Prefeitura ainda enviou um comunicado informando que não dispõe de pessoal para apresentar as propostas à categoria. Isso mostra a má vontade da administração municipal em resolver o problema”, disse.

Ainda segundo ele, o Sindicato convocou os profissionais da Educação para participarem da assembleia geral na próxima quinta (10) para deliberar sobre a greve. “Caso decidimos pela greve a paralisação inicia no próximo dia 15”, finalizou Gilmar.

Outro Lado – A secretária de Educação, Zilda Leite confirmou ao VG Notícias os atrasos em relação a revisão do enquadramento, revisão do PCCS, mas alegou, que os atrasos ocorrem por “culpa” do próprio Sintep/VG que não participa do “grupo de estudos” destinado a deliberar sobre o assunto.

“Tem reuniões que nem estão dando quórum porque representantes do Sintep, que deveriam participar da reunião, não comparecem. Esse dia eu estive na sede do Sintep e lá eles me cobraram sobre os prazos, e eu disse que eles me deveriam passar a data, já que fazem parte do grupo de trabalho que não vem apresentando resultados. Eu não estou vendo resultado nenhum, e não é culpa nossa, disponibilizei até mais pessoal, mas eles não participam e por isso não conseguimos cumprir o prazo que venceu em 28 de fevereiro”, declarou a secretária.

Conforme ela, nesta terça-feira (08.03) será realizada uma reunião com a prefeita Lucimar Campos (DEM) para deliberar sobre a pauta de reivindicação da categoria, para apresentar uma posição aos profissionais do setor.

“Entendo que a declaração da greve, caso se confirmar, é precipitada. Mas, respeito a decisão do Sindicato e iremos trabalhar para que isso não aconteça”, disse a gestora.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760