25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Segunda-feira, 08 de Fevereiro de 2016, 08:00 - A | A

Segunda-feira, 08 de Fevereiro de 2016, 08h:00 - A | A

Na mira

MPE instaura inquérito para investigar suposta extorsão aplicada por vereadores de VG contra Tião da Zaeli

A ação teria ocorrido após os vereadores desmembrarem as contas de Governo.

Lucione Nazareth/VG Notícias

O Ministério Público do Estado (MPE) converteu em inquérito civil a denúncia que investiga possível extorsão de vereadores de Várzea Grande ao ex-prefeito do município, Sebastião dos Reis Gonçalves - o Tião da Zaeli (PSD) -, para aprovar as contas de Governo da Prefeitura referente ao exercício de 2012.

Segundo a denúncia, o socialdemocrata teria sofrido extorsão, em maio de 2014, por parte de um grupo de vereadores para que eles votassem favorável a aprovação das contas de Governo. A ação teria ocorrido após os vereadores desmembrarem as contas de Governo.

Na época dos fatos, as contas de Governo da Prefeitura de Várzea Grande foram desmembradas as vésperas da aprovação da mesma, devido uma “manobra” dos vereadores da base do então prefeito Walace Guimarães (PMDB) na Casa de Leis para beneficiar o ex-prefeito do município – atualmente vereador-, Maninho de Barros (PSD) e prejudicar Zaeli.

Apesar disso, as contas de Zaeli foram aprovadas por 14 votos favoráveis, quatro contrários e duas abstenções. Já as contas de Maninho de Barros também foram aprovadas, mas com 16 votos favoráveis, um contrário e três abstenções.

Caso a denúncia seja comprovada e fique constatado que vereadores do município extorquiram Zaeli para que ele tivesse as suas contas aprovadas pelo Legislativo municipal, os parlamentares podem responder por improbidade administrativa em decorrência de enriquecimento ilícito, lesão ao erário, ofensa aos princípios que informam a Administração Pública.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760