25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 12 de Janeiro de 2016, 10:50 - A | A

Terça-feira, 12 de Janeiro de 2016, 10h:50 - A | A

Em baixa

Prefeitura de VG perde para Poconé e Barão de Melgaço em transparência, aponta MPF

O município alega que já fez as correções apontadas pelo MPF.

Rojane Marta/VG Notícias

Estudo do Ministério Público Federal (MPF) aponta que o portal transparência da Prefeitura de Várzea Grande tem muito que melhorar. O município está na posição 60 no ranking.

De acordo com a pesquisa do MPF, realizada entre os dias 08 de setembro de 2015 e 09 de outubro de 2015, em atuação coordenada em todo o Brasil, Várzea Grande está abaixo de Poconé e Barão de Melgaço, que ocupam as posições 49 e 29 respectivamente.

Conforme o órgão, o estudo levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). “Seu objetivo é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e Estados, numa escala que vai de zero a dez” diz introdução do exame.

A média recebida pelo portal transparência da Prefeitura de Várzea Grande, de uma escala de 0 a 10, foi de 5,10.

Entre as avaliações, o MPF levou em consideração: se o site contém ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação; se há informações sobre a receita nos últimos seis meses, incluindo natureza, valor de previsão e valor arrecadado; se as despesas apresentam dados dos últimos seis meses contendo: valor do empenho, valor da liquidação, favorecido e valor do pagamento; se o site apresenta dados nos últimos seis meses contendo: íntegra dos editais de licitação, resultado dos editais de licitação (vencedor é suficiente), contratos na íntegra, entre outras questões.

O portal melhor avaliado, ficando em primeiro lugar no ranking foi de Diamantino, cuja nota recebida foi de 9,30, seguido de Sorriso (9,20), Água Boa (9,10), Vera (9,00), Ipiranga do Norte-(8,8), Cuiabá (8,5), e Nova Olímpia (8,5).

Outro lado – Ao VG Notícias a subsecretária de Comunicação do município, Maria Aparecida Capelassi Lima, disse que na época da realização do estudo, o Ministério Público Federal notificou a Prefeitura e fez os apontamentos das irregularidades encontradas.

Segundo Capelassi, todas as adequações foram feitas por meio de uma equipe coordenada pela controladora geral, Márcia Françoso.

Já a ouvidora do município, Ivanilde Nogueira explicou que atualmente toda a atualização do portal está sendo acompanhada na Ouvidoria e quando recebe reclamações do cidadão de que a informação solicitada não se encontra disponível no site, de imediato é encaminhado o pedido para a Secretaria responsável atender a solicitação.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760