25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 14 de Novembro de 2015, 07:30 - A | A

Sábado, 14 de Novembro de 2015, 07h:30 - A | A

Com condições precárias

Justiça manda Mauro Mendes realizar adequações no Centro de Distribuição de Medicamentos da Capital

Justiça determina que Mendes sane em 90 dias todas as irregularidades constatada

Lucione Nazareth/VG Notícias

A Justiça de Mato Grosso determinou que o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), realize adequações no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMI).

De acordo com o Conselho Regional de Farmácia do Estado, inspeções in loco realizadas em 2007, constataram diversas irregularidades no Almoxarifado Central da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá - local de armazenamento de medicamentos e insumos.

“Foram constatadas condições inadequadas para o armazenamento dos mesmos, inclusive, ausência de controle da temperatura; espaço insuficiente; estado precário de conservação da estrutura física do prédio; falta de controle para evitar ratos e pragas, bem como a inexistência de alvará sanitário e farmacêutico responsável pelo local”, diz trecho da denúncia.

Em abril de 2007, a Prefeitura de Cuiabá informou que os procedimentos para a resolução dos problemas estavam sendo adotados. Porém, em julho de 2008, durante nova inspeção realizada pela Vigilância Sanitária, as irregularidades apontadas ainda permaneciam.

“Narra que em setembro de 2009 e no ano de 2010, novas vistorias foram realizadas, mas os problemas apontados não só permaneciam como se agravaram”, aponta o Ministério Público que ingressou na época com uma Ação Civil Pública contra o município.

Em 2014 a Prefeitura inaugurou o Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá, mas de acordo com o processo, o local apresentou diversas irregularidades a serem reparadas, além da ausência dos alvarás necessários. As irregularidades foram: banheiros para pessoas com deficiência com difícil acesso, necessidade de aquisição de mobiliário para cozinha a fim de garantir qualidade de vida aos funcionários; quanto aos resíduos sólidos: necessitada finalização do depósito posterior de resíduos, entre outros.

Diante dos fatos, a juíza da Vara de Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá, Célia Regina Vidotti, acatou os argumentos do Ministério Público e determinou que Mauro Mendes sane, no prazo máximo de 90 dias, todas as irregularidades constatadas nas dependências do Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos da Capital, sob pena de bloquear judicialmente recursos da Prefeitura para realizar as adequações nas dependências do local.

“É óbvio que o mau acondicionamento dos medicamentos traz graves riscos à saúde daqueles que o utilizarão, sendo que o medicamento mal acondicionado sofre alterações em sua composição, podendo causar danos à saúde dos usuários. Diante do exposto, julgo parcialmente procedentes os pedidos, para condenar o Município de Cuiabá à obrigação de fazer consistente em: sanar, no prazo máximo de 90 dias, todas as irregularidades constatadas nas dependências do Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá/MT”, diz trecho da decisão da magistrada.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760