25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 23 de Outubro de 2015, 09:03 - A | A

Sexta-feira, 23 de Outubro de 2015, 09h:03 - A | A

Denúncia

Vereador cobra retomada de obras em escolas de VG

Segundo Gilson, quem sofre com a situação são os alunos do bairro que precisam se deslocar para o centro, pois as unidades escolares do bairro estão fechadas.

Redação com Assessoria

O vereador por Várzea Grande, Gilson Banegas (PTC) cobra a retomada das obras de escolas municipais, paralisadas desde 2013 e que prejudicou centenas de alunos.

De acordo com o vereador, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Tenente Abílio da Silva Moraes, localizada no bairro 15 de Maio em Várzea Grande, é uma das unidades que está fechada por conta de reforma paralisada.

Ele visitou a unidade escolar na última quarta-feira (21.10) e ouviu as reivindicações das mães dos alunos, que estão revoltadas com o abandono da obra. “As mães comentaram que as crianças estão sofrendo muito, principalmente pelo horário e condições dos ônibus que são disponibilizados para fazer o transporte dos alunos desta unidade para as salas anexas no antigo colégio Couto Magalhães no Centro do município” destacou.

Conforme Gilson, uma comissão foi formada e ele intermediará uma reunião entre a prefeita e mães de alunos da EMEB Tenente Abílio da Silva Moraes, para tentar solução para o caso.

Outra escola que também continua com as portas fechadas desde 2013, devido a reforma iniciada e inacabada é a EMEB Paulo Freire, localizada no bairro Jardim Glória II. A reforma nesta unidade foi estimada em mais de R$ 500 mil, porém, duas construtoras iniciaram a obra e não deram conta de concluí-las. A escola atendia aproximadamente 450 alunos, que tiveram que ser remanejados para outras unidades escolares.

A justificativa do município para a paralisação das obras é que o contrato com a empresa responsável pela execução da reforma, Construtora Carneiro & Carvalho – foi suspenso devido investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao crime Organizado (GAECO) – denominada Operação Camaleão -, por suspeitas de indícios de fraude e superfaturamento de preços no processo licitatório.

No entanto, segundo o vereador, o município precisa se posicionar e tomar medidas judiciais para solucionar o impasse e retomar as obras. “É um absurdo tantas obras paralisadas e nenhuma medida tomada. O Poder Executivo precisa buscar medidas para retomar essas reformas, do jeito que está não pode ficar” destacou o vereador.

Segundo Gilson, quem sofre com a situação são os alunos do bairro que precisam se deslocar para o centro, pois as unidades escolares de seus bairros estão fechadas.

Operação Camaleão – Foi desencadeada em novembro de 2014 pelo Grupo de Apoio e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em Várzea Grande, e visa investigar possível favorecimento, direcionamento de licitação e enriquecimento ilícito praticado pelo ex-prefeito Walace Guimarães e o proprietário da empresa, José Henrique Carneiro Carvalho.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760