25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Quinta-feira, 08 de Outubro de 2015, 15:18 - A | A

Quinta-feira, 08 de Outubro de 2015, 15h:18 - A | A

Eleição fracassada

Sumaia cobra punição contra presidente do Conselho Tutelar de VG

Sumaia Leite criticou o presidente do Conselho Tutelar e pede respeito ao Poder Legislativo, população e aos candidatos.

Assessoria

A vereadora por Várzea Grande, Sumaia Leite (Solidariedade), criticou em sessão plenária da Câmara dessa quarta-feira (07.10), a desorganização da eleição para escolha dos 15 novos conselheiros tutelares de Várzea Grande, que foi cancelada no último domingo (04) após tumultuo e denúncia por falta de estrutura nos locais de votação e de possível fraude do processo eleitoral.

De acordo com a parlamentar, o presidente do Conselho Leandro Fábio Momente, faltou com respeito com a Casa de Leis, com a população que se predispôs a enfrentar o sol e ir cumprir seu papel democrático, como também aos 93 candidatos que trabalharam arduamente em suas campanhas.

Sumaia lembrou que há tempos a Câmara vinha cobrando e alertando a importância da transparência no processo eleitoral, mas, o presidente do Conselho ignorava o Poder Legislativo e não aceitava a participação dos vereadores na organização da eleição.

“Foram vários absurdos que geraram em torno desta eleição que deveria ser um processo democrático, de escolha, e que a Câmara Municipal de Várzea Grande há muito tempo vinha alertando o presidente do Conselho sobre a importância da transparência do processo eleitoral” disse.

A vereadora também criticou a secretária de Assistência Social do município, Khate Maria Martins, que além de não se envolver diretamente com os preparativos para a eleição, tentou cercear a Câmara de Vereadores de participar e opinar no processo eleitoral.

“Tivemos que implorar para a secretária de Assistência Social vir a esta Casa de Leis, e ainda ouvimos o disparate de que o Poder Legislativo não poderia fiscalizar, mas, o Poder Legislativo é um órgão fiscalizador e sim, quando eu indaguei a secretária é porque os salários dos conselheiros tutelares eleitos serão pagos com orçamento do município, e onde existe o dinheiro público é dever do vereador fiscalizar” destacou.

Ao finalizar Sumaia disse que a Câmara, por meio do presidente Jânio Calistro (PMDB), deve ingressar com ação na Justiça para cobrar mais respeito por parte do presidente do Conselho, que por diversas vezes usa a imprensa para atacar a honra da Câmara Municipal.

“Muitas vezes somos questionados e taxados na imprensa com comentários do presidente do Conselho, e sem dúvida vamos entrar com uma ação, por meio de nosso presidente, para que ele tenha mais respeito com essa Casa de Leis. Ele tem que saber que nós, vereadores, somos representantes eleitos pelo voto direto, em um processo transparente, e temos o dever e a obrigação de fiscalizar. Agora se incomodamos ele, se ele é politicamente correto, porque tanta ironia com o Poder Legislativo ao desempenharmos a nossa função fiscalizadora que é cobrada pelo povo” concluiu.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760