25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 08 de Setembro de 2015, 11:14 - A | A

Terça-feira, 08 de Setembro de 2015, 11h:14 - A | A

"Questão de Ordem"

“Ingresso de ex-juiz na defesa de Walace é imoral” afirma Pleno do TRE

O Pleno do TRE/MT julgou prejudicada a questão de ordem pelo fato de o ex-juiz ter desistido de compor a defesa.

Rojane Marta/VG Notícias

Por unanimidade, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) julgou prejudicada a questão de ordem referente ao ingresso do ex-juiz eleitoral José Luiz Blazack na defesa do ex-prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB), em ação de suposto caixa dois que custou o seu mandato. 

O Pleno também foi unanime em admitir o ingresso da atual prefeita, Lucimar Campos (DEM) como assistente simples do Diretório Municipal do Partido Democratas, na Ação Cautelar em que o ex-prefeito pede para retornar ao comando da Prefeitura enquanto recorre da decisão que cassou seu diploma e o do seu vice, Wilton Coelho (PR).

De acordo com os membros do TRE/MT, o fato de Blazack ter desistido de atuar na causa, perdeu o objeto do pedido. “ACORDAM os Membros do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, por unanimidade, em JULGAR PREJUDICADA A QUESTÃO DE ORDEM, e ainda em admitir o ingresso de Lucimar Sacre de Campos no feito, na qualidade de assistente simples do Diretório Municipal do Democratas de Várzea Grande” diz decisão.

No entanto, membros da Corte afirmaram que o ingresso de Blazack na defesa do ex-prefeito pode ser considerada imoral, pois, ele já foi julgador do mesmo processo – enquanto juiz do TER -, e acabou proferindo decisão favorável ao peemedebista. Na ocasião, Blazack foi favorável a suspensão da quebra do sigilo bancário dos principais financiadores de campanha do peemedebista.

A Ação Cautelar (AC), para o retorno de Walace enquanto recorre da decisão que cassou o seu registro, estava “travada” por conta desta representação do DEM, contra a atuação do ex-juiz na defesa de Walace. Porém, Blazack, para não prejudicar seu cliente, se desconstituiu dos autos.

Com a decisão proferida nesta terça-feira (08.09), o relator da AC, juiz Lídio Modesto deve proferir nos próximos dias parecer sobre o pedido de Walace – determinando o retorno ou não ao comando do munícipio.

Entenda - De acordo com o DEM, o fato de Blaszak atuar como advogado em um processo onde o próprio atuou como Juiz, “é um verdadeiro absurdo”.

“A atuação do Doutor José Luís Blaszak, quer seja como Juiz Eleitoral desta Corte, quer seja como advogado, referem-se ao mesmo caso judicial, ou seja, a investigação judicial eleitoral n° 51-65.2013.6.11.0058 (antiga 24-82.2013.6.11.0058), onde o Partido Democratas — Várzea Grande processa os senhores Walace Santos Guimarães e Wilton Coelho Pereira por prática de crime eleitoral nas eleições de 2012 do município de Várzea Grande” diz trecho do pedido do DEM/VG.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760