26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Segunda-feira, 27 de Julho de 2015, 12:30 - A | A

Segunda-feira, 27 de Julho de 2015, 12h:30 - A | A

Mau Cheiro

Esgoto a céu aberto no Parque do Fancho em VG incomoda frequentadores

O que deveria ser cursos d’água ou nascentes deu espaço para esgoto a céu aberto

Rojane Marta/VG Notícias

Apesar de a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Helen Farias Ferreira ter anunciado medidas para tornar o Parque Tanque do Fancho mais atrativo à população, o principal “vilão” do parque, o esgoto, não foi tratado.

O parque virou ponto de encontro da população que busca uma vida mais saudável, com práticas de caminhadas e exercícios físicos. Porém, andar pelas trilhas do parque ainda é um desafio, pois é nítida a falta de preservação ambiental no local.

O que deveria ser cursos d’água ou nascentes deu espaço para esgoto a céu aberto, sem nenhum tipo de tratamento. O mau cheiro contrasta a bela paisagem, e respirar no local é quase impossível. Confira fotos no final da matéria.

A moradora de Várzea Grande, Marcilene Pires, relatou ao VG Notícias, que foi ao Parque com as filhas neste domingo (26.07), e não conseguiu ficar por muito tempo, pois o mau cheiro estava insuportável.

“Fui ao parque com minhas duas filhas, mas é praticamente impossível caminhar exalando o mau cheiro do córrego, faz mal para saúde da gente. A ideia do parque é excelente, porque é perto para gente vir, mas tem este inconveniente. Acho que a Prefeitura deveria ter priorizado a limpeza do córrego. Porque as pessoas vêm para caminhar e se deparam com o mau cheiro acabam não voltando mais. Se eles tivessem se preocupado antes com a limpeza do córrego, as pessoas viriam e ainda fariam propaganda positiva do local. Estamos carentes de bons espaços em Várzea Grande”, pontuou Marcilene.

Outro lado – Ao VG Notícias, a secretária Helen informou que a Secretaria de Meio Ambiente está fazendo um estudo de revitalização de todos os córregos do município, e o do Parque do Fancho está incluso neste projeto.

“Este projeto está terminando e em agosto deve começar todo esse estudo que irá apontar o que precisa fazer para revitalizar esses córregos. Após o projeto de pesquisa, iremos georeferenciar cada ponto de lançamento de influente, verificar de onde vem esse lançamento, coletar a amostra de água do córrego, verificar a qualidade da água e isso demora em fazer” explicou.

Conforme Helen, o estudo será feito em conjunto com Departamento de Água e Esgoto do Município (DAE/VG).

Tanque do Fancho: O Tanque do Fancho fica ao lado da Câmara Municipal, tem área total de 4,7 mil metros, e conta com uma pista pavimentada com 1,5 mil metros quadrados para caminhadas. Gerenciado e construído pela Prefeitura de Várzea Grande, funciona desde maio de 2010 e foram gastos pouco mais de R$ 1 milhão em suas obras.

É uma unidade de conservação ambiental devido ao excepcional potencial ambiental e paisagístico, com presença de maciços devegetação, cursos d’água ou nascentes, e de rica flora e fauna.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760