26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Quarta-feira, 22 de Julho de 2015, 21:00 - A | A

Quarta-feira, 22 de Julho de 2015, 21h:00 - A | A

PF

PF realiza 8ª fase da Ararath e apreende papeis num banco em Cuiabá

Os mandados foram emitidos pelo juiz federal Jefferson Schneider.

Folha Max

Sem alarde, a Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira a oitava fase da "Operação Ararath", que investiga um esquema bilionário de desvio de dinheiro público através de empréstimos fraudulentos com bancos e agiotas. Foi cumprido um mandado de busca e apreensão na agência de um banco, em Cuiabá, localizada na rua Barão de Melgaço.

Havia outro mandado para ser cumprido em São Paulo (SP). Todavia, de acordo com a PF, foi desncessário diante do sucesso da busca na capital de Mato Grosso.

Os mandados foram emitidos pelo juiz federal Jefferson Schneider. Houve o recolhimento de "10 folhas de papel consideradas relevantes a investigação".

A operação sigilosa usou apenas quatro agentes agentes a paisana comandados pela delegada Heloísa Alves de Albuquerque Faveri, que assumiu as investigações no lugar do delegado Wilson Rodrigues de Souza Filho, transferido para a direção da PF em Brasília (DF). A última fase da "Operação Ararath" foi realizada no dia 1º de abril quando houve a prisão do ex-secretário de Fazenda, Copa e Casa Civil, Éder Moraes Dias.

Ele permanece detido por suspeita de tentar transferir o patrimônio adquirido ilicitamente para filhos e "laranjas" após ter cerca de R$ 100 milhões bloqueados pela Justiça. Após 113 dias, os agentes da PF voltam a atuar na investigação recolhendo documentos estratégicos para desvendar um esquema de lavagem de dinheiro através de empréstimos simulados por empreiteiras que prestaram serviços ao Governo de Mato Grosso nos últimos anos.

A "Operaçaõ Ararath" já resultou em sete denúncias criminais contra envolvidos de participar do esquema de lavagem de dinheiro, sendo que o ex-secretário o maior denunciado. Aliás, nos próximos dias, devem ser dadas as primeiras sentenças aos denunciados.

Além disto, existem outros 11 inquéritos sigilosos sob a responsabilidade do Ministério Público Federal. A investigação teve início em novembro de 2013 tendo como alvo o empresário Gércio Marcelino Mendonça Júnior, o "Júnior Mendonça", que veio a se transformar delator entregando como funcionava todo esquema de lavagem de dinheiro através do seu "banco pirata"

Desmembramentos e prisões - No inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal, o ministro Dias Toffoli sugeriu o desmembramento de toda investigação com a distribuição de acordo com o foro de cada autoridade suspeita. Toffoli encaminhou ao procurador geral da República, Rodrigo Janot, o processo para que seja emitida sua opinião em relação a divisão.

Após o dia 31, quando se encerra o recesso forense, o STF deve oficializar o desembramento. Com a provável divisão, o único investigado que continuará nas mãos de Dias Toffoli é somente o senador Blairo Maggi. 

Já os outros 10 que estão no inquérito 3842 terão que ser encaminhados conforme sua prerrogativa de foro ou não. Por exemplo, as investigações contra o ex-governador Silval Barbosa (PMDB), ex-secretário Éder Moraes Dias, ex-deputado estadual José Riva (PSD), ex-conselheiros Humberto Bosaipo e Alencar Soares Filho ficarão na Justiça Federal, em Cuiabá.

Já o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), será investigado no Tribunal Regional Federal. No Superior Tribunal de Justiça, ficarão as investigações contra o conselheiro Sérgio Ricardo de Almeida e o desembargador afastado, Evandro Stábile. A tendência é que em agosto sejam realizadas novas operações, inclusive com mandados de prisão preventiva e condução coercitiva.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760