14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 13 de Julho de 2015, 06:30 - A | A

Segunda-feira, 13 de Julho de 2015, 06h:30 - A | A

Audiência Pública

Moacir cobra mais atenção do governo do Estado em políticas para prevenção contra as drogas

“Não temos estrutura para combater e reduzir os danos, por isso, a prevenção é o melhor caminho” diz

Redação VGN com Assessoria

O vereador por Várzea Grande, Moacir Rodrigues (PV), representando o Conselho Antidrogas do município, participou dos debates e audiências públicas da 13ª Semana Estadual de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas, e em suas falas defendeu maior investimento por parte do governo do Estado em ações voltadas à prevenção contra o uso das drogas, incluindo o álcool.

De acordo com Moacir, o Estado não possui estrutura para combater e nem reduzir os danos causados pela droga, por isso, o melhor caminho é prevenir. “Por não termos estrutura para combater e reduzir os danos causados por esse vício, o melhor caminho é fazermos a prevenção. É de extrema importância colocar mais policiais e guardas municipais nas proximidades das escolas para evitar a marginalidade. Com blitz diretas aos arredores das unidades escolares para que assim, identifique em um raio de 100 metros o aliciador, e evitar o aliciamento dos jovens, pois, temos que prevenir, para que o jovem não conheça esse mal, que com certeza vai destruir a sua vida no futuro” disse.

Moacir, que é presidente do Conselho municipal Antidrogas, destacou ainda que a cada troca de governo surge uma esperança, principalmente por pais que perderam seus filhos às drogas, de que terá uma política voltada ao combate e a prevenção contra o vício, mas, a realidade, segundo ele, é outra.

“Quando se muda de governo, nós criamos uma esperança que mudará. Principalmente quando chega um governador igual o Pedro Taques, que é do Judiciário, você logo pensa, agora vai mudar, vai melhorar, mas eu não vejo caminhado para essa mudança esperada pela população. Eu como cidadão, como pai de família gostaria de pedir para que os representantes do governo do Estado tomem uma posição mais séria” cobrou.

Para ele, o governo não dá estrutura básica para quem está disposto a trabalhar, “Temos pessoas dispostas para trabalharem, mas que não têm estrutura para isso. Nós temos um governo que finge que faz. Nada irá adiantar em discutirmos e elaborarmos projetos, se não tiver uma pessoa com boa vontade de se resolver esse problema, que é muito difícil de ser resolvido. Por isso, precisamos que o Estado trabalhe em uma prevenção, antes que o jovem conheça a droga, pois depois que ele conhece, de cada 100 que entra você consegue salvar apenas um ou dois. Então se você consegue fazer com que o jovem não conheça a droga, você terá uma prevenção muito maior” destacou.

Moacir ainda relatou os problemas enfrentados pelas pessoas que buscam abrir uma clínica de reabilitação no Estado. Conforme ele há muita burocracia, e por isso, pediu ajuda para que a OAB/MT interceda nesta questão junto com ao governador Pedro Taques. “Hoje se eu quiser montar uma clínica de reabilitação vou precisar de no mínimo um ano para juntar documentos, e vai chegar lá na frente, ainda vai faltar um carimbo que eu não vou conseguir” enfatizou.

Como vereador de Várzea Grande, Moacir se comprometeu a apresentar projeto de lei para implantar dentro das escolas do município uma aula semanal, falando sobre as consequências do uso de álcool, uso de drogas e do mal causado pela prostituição. 

13ª Semana Estadual de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas - O evento, com palestras educativas e debates amplos, ocorreu de  19 a 26 de junho, e contou com uma vasta programação para debater políticas públicas em prol do enfrentamento às drogas no Estado. 

Moacir participou de todos os encontros, incluindo a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa (veja vídeo no final da matéria), palestra na Penitenciária Central do Estado, e audiência pública na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso, onde contou com diversas autoridades para debater o tema “A OAB/MT e as políticas sobre drogas – reflexos do abuso de álcool em festas”.Conduzido pelo presidente da Comissão de Políticas sobre Drogas da OAB/MT , Nestor Fidelis, o evento teve a participação de várias instituições e sociedade.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760