25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 30 de Junho de 2015, 09:40 - A | A

Terça-feira, 30 de Junho de 2015, 09h:40 - A | A

Prazo

Professores de VG dão 15 dias para Lucimar apresentar proposta sobre reajuste salarial e evitar greve

De acordo com o presidente do Sintep/VG, Gilmar Soares, ficou acordado entre os educadores e a administração municipal que a Prefeitura apresentará em 15 dias uma proposta de quando será concedido o reajuste do piso salarial aos profissionais.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

Os professores da rede municipal de Várzea Grande deram 15 dias para a prefeita Lucimar Campos (DEM) apresentar uma proposta “concreta” referente à atualização do piso salarial da categoria e evitar a greve nas escolas do município.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Várzea Grande (Sintep/VG), Gilmar Soares, ficou acordado entre os educadores e a administração municipal que a Prefeitura apresentará em 15 dias uma proposta de quando será concedido o reajuste do piso salarial aos profissionais.

“A secretária Zilda apresentou uma proposta de formar uma comissão para estudar quando será concedido o reajuste do piso salarial. Ela nos disse que essa proposta será apresentada em 15 dias, caso isso não ocorra, vamos marcar uma assembleia para deliberar sobre a retomada da greve que foi suspensa em março”, disse Gilmar.

Segundo ele, a proposta aceita pela categoria é a imediata aplicação do reajuste salarial, e que se for apresentado um prazo de três ou quatro meses para a implantação da atualização do piso, a categoria deve retomar a paralisação.

“Temos estudo que mostra que a Prefeitura tem condições financeiras de conceder esse reajuste até com data retroativa ao mês de janeiro. Em 2014 a Prefeitura gastou R$ 100 milhões com educação na questão de salário, e se somarmos de janeiro a dezembro, mais 13º salário, férias e outros benefícios, já acrescidos do reajuste de pouco mais 13%, o município gastará em torno de R$ 70 milhões em 2015. Então tem dinheiro para pagar o reajuste, basta o poder público querer”, declarou o presidente do Sintep/VG.

O secretário-adjunto de Educação do município, Osmar Capilé, informou que a administração acredita que nesses últimos anos os professores foram injustiçados e desvalorizados pelas antigas gestões, e que a prefeita Lucimar irá olhar para os educadores e conceder aquilo que for de direto deles.

Ele disse ainda que para a concessão dos diretos dos trabalhadores da Educação é necessário fazer um estudo de quando o reajuste deve ser fornecido devido à realidade econômica da Prefeitura.

“O município está com orçamento comprometido. Mas, vamos cumprir com que foi acordado e conceder o reajuste à categoria. É inadmissível que tantos acordos foram feitos no passado e não foram cumpridos. Nessa gestão vamos cumprir tudo for acordado e que representa melhorias em prol da população e dos servidores públicos”, finalizou Capilé.

Outras promessas – A Prefeitura prometeu que todos os servidores da Educação, que forem contratados e que o seu vínculo funcional já foi encerrado com o município, serão recontratados imediatamente. Além disso, prometeu estudo sobre a reestruturação do Plano de Cargo Carreira e Salários (PCCS), apresentação dos valores retroativos da revisão salarial e apresentação da revisão do enquadramento de 2010.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760