14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Sexta-feira, 07 de Outubro de 2016, 11:41 - A | A

Sexta-feira, 07 de Outubro de 2016, 11h:41 - A | A

educação

Lucimar entrega 15 escolas na rede municipal

Redação/VG Notícias com assessoria

Secom/VG

escola

 

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM) devolveu à comunidade do Jardim Glória II, a reforma geral da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Paulo Freire. Mais do que devolver uma escola totalmente reconstruída à comunidade, a unidade coloca fim a um transtorno de mais de três anos em que os alunos eram obrigados a estudar longe de suas casas.
De acordo com a Prefeitura, ao longo dos primeiros 14 meses de gestão, 15 escolas já foram entregues, entre reformas e construções.

“Todas as obras tiveram o acompanhamento in loco de todas as fases do projeto. Nenhuma escola foi entregue sem que minha equipe de técnicos e engenheiros não tivesse participado do dia-a-dia de cada reconstrução. Valorizamos cada centavo do dinheiro público investido e mais que isso, queremos espaços de qualidade para nossas crianças”, disse Lucimar.

A diretora da escola Paulo Freire, Ivane Santana, conta que a escola estava abandonada, sem condições de abrigar a comunidade escolar. “Com a escola nova, totalmente reformada e com equipamentos novos, muitos pais voltarão a colocar seus filhos na unidade e a tendência é ampliar o número de alunos ainda neste semestre, ultrapassando os atuais 250 alunos do 5º ao 7º ano”.

Com a nova estrutura, como explica a diretora, gradativamente será ofertado o 9º ano. Ela reforça que os alunos estavam em aula desde o início do ano letivo, em 1º de março, em um espaço locado no Jardim dos Estados e que hoje estudam em uma escola totalmente em conformidade com os padrões educacionais.

Ao retornar a nova escola, no dia 10 de agosto, os alunos encontraram uma das escolas mais amplas e arejadas da atual gestão, com muito espaço físico, novos banheiros, banheiros com acessibilidade para portadores de necessidades especiais, oito salas de aulas, salas de leitura, laboratório de informática, espaços individualizados para secretaria escolar, sala de professores, refeitório, quadra de esporte coberta e reformada e uma ampla cozinha com espaços especiais reservados para acondicionamento da merenda escolar.

“A escola traz o nome de um dos maiores educadores do nosso país, Paulo Freire e agora fará justiça ao nome que carrega. A escola passa a ser a maior referência da região, pois estará aberta aos moradores dos bairros vizinhos que poderão se integrar à comunidade escolar por meio do compartilhamento dos novos espaços físicos e trazer as famílias dos alunos para dentro da escola”, pontuou Lucimar.

A servidora Maria Aparecida Silva que trabalha há oito anos na escola lembra que era difícil manter a unidade com aspecto de local limpo e agradável por mais que ela e as colegas se esforçassem. “Agora dá ânimo de vir para um lugar novo como esse. Minha filha mais nova estuda aqui no 6º ano e nós duas temos muitas expectativas boas para essa nova escola”.

Outra escola que também foi entregue à população, após ser reconstruída pela atual gestão foi a EMEB Tenente Abílio da Silva Moraes, que devido à falta de estrutura física, também estava abandonada e com os alunos estudando em locais locados e distantes de suas casas.

O diretor da escola, Loracil Cezarino de Campos, conta que mais de 300 alunos aguardavam para voltar a estudar próximos de suas casas. “Após muita espera, em poucos meses vimos a escola renascer na atual gestão. Ela está totalmente refeita, resgatada, recuperada e entregue à comunidade graças ao compromisso que atual gestão vem mantendo com a educação pública municipal”.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760