08 de Maio de 2024
08 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 09 de Dezembro de 2014, 08:45 - A | A

Terça-feira, 09 de Dezembro de 2014, 08h:45 - A | A

DESCASO

Extinção de cargos na Educação revolta servidores; Walace e Jonas Sebastião são denunciados ao MPE

Presidente do Sintep/VG relevou que atualmente na rede municipal, muitos técnicos e professores estão em desvio de função, trabalhando em setores sem qualificação necessária para ocupar o cargo

por Lucione Nazareth / VG Notícias

Indignados com a redução de número de professores e funcionários na rede municipal de ensino, profissionais da Educação de Várzea Grande protocolaram na semana passada, no Ministério Público Estadual (MPE), denúncias contra o prefeito Walace Guimarães (PMDB) e contra o secretário de Educação, Jonas Sebastião.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Várzea Grande (Sintep/VG), Gilmar Soares, o peemedebista publicou portarias - que começam valer a partir de 2015 - que “extingue” a função de alguns cargos na rede municipal de Educação, como de vigia e o de professor de educação infantil (responsável pelas crianças de 03 a 05 anos).

“Recebemos diariamente inúmeras reclamações dos profissionais relatando a sobrecarga de trabalho. Agora o prefeito simplesmente quer extinguir cargos importantes da educação, como a do vigia, responsável pela segurança da escola”, disse Gilmar.

O presidente do Sintep/VG relevou que atualmente na rede municipal, muitos técnicos e professores estão em desvio de função, trabalhando em setores sem qualificação necessária para ocupar o cargo. Gilmar usou como exemplo os profissionais responsáveis para “lecionar” aos alunos com Necessidade Especiais (PNEs), que de acordo com ele, na sua maioria não tem formação para desempenhar a função.

“Isso prejudica ainda mais o ensino. Os alunos são prejudicados e os profissionais penalizados muitas vezes pelos pais, sendo que os responsáveis são os gestores municipais, que os colocam lá, sem lhes dar nenhuma capacitação” declarou.

Além disso, os profissionais denunciam o descaso do Poder Público municipal referente à questão estrutural das unidades escolares, sendo que muitas estão em reformas há anos, e continuam sem previsão para conclusão. Uma das escolas que enfrentam esse problema é a Professor Paulo Freire, no bairro Jardim Glória II, que inclusive a situação foi denunciada e veiculada com exclusividade pela reportagem do VG Notícias. Clique aqui e confira matéria relacionada.

Com as denúncias apresentadas ao MPE/MT, o presidente do Sintep/VG pediu para que o órgão ingresse com uma ação civil pública contra Walace e Jonas para que eles revoguem as portarias da extinção dos cargos e que encerrem todas as obras nas escolas.

“O Ministério Público é a única autoridade que pode tomar frente da situação capaz de conseguir, por meio de uma ação, fazer com que a atual administração promova as melhorias necessárias para a Educação. Porque o secretário Jonas não resolve nada. Esse secretário só toma decisões estapafúrdias e por isso não adiante mais dialogar com ele” finalizou Soares.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760