25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 27 de Outubro de 2014, 15:07 - A | A

Segunda-feira, 27 de Outubro de 2014, 15h:07 - A | A

Controle eletrônico

Contra servidores fantasmas e acúmulos de cargos, MPE propõe TAC à Prefeitura de VG

Segundo o promotor, em agosto de 2013 o MPE já havia recomendado ao prefeito Walace Guimarães (PMDB) para tomar medidas para inibir a prática de nepotismo e acúmulo de cargos no município.

por Rojane Marta/VG Notícias

Devido às inúmeras denúncias de servidores fantasmas e acúmulos ilegais de cargo na Prefeitura de Várzea Grande, a 1ª Promotoria de Justiça Cível, irá propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ao município para que seja implementado o sistema de controle eletrônico de frequência dos servidores – efetivos e comissionados – lotados em todas as Secretarias municipais.

De acordo com o promotor de Justiça Luciano André Viruel Martinez, a medida serve para assinalar prazo documental com a prefeitura local, que há anos não vem tratando o assunto com a seriedade e legalidade necessárias.

“A instalação de ponto eletrônico em Várzea Grande é medida imprescindível para minimizar as inúmeras denúncias e procedimentos investigatórios que consequentemente são instaurados, buscando apurar prática de desvio de função, existência de servidores “fantasma” e acúmulo de cargo em Várzea Grande” destacou o promotor.

O TAC também se estenderá à Câmara Municipal, cujo procedimento investigatório já está sendo instaurado.

Ainda, segundo o promotor, em agosto de 2013 o MPE já havia recomendado ao prefeito Walace Guimarães (PMDB) para tomar medidas para inibir a prática de nepotismo e acúmulo de cargos no município.

Na época o prefeito foi alertado para implantar o sistema de ponto – com capacidade de armazenamento de informações sobre a frequência dos servidores, as quais ficariam registradas para efeito de emissão de relatórios periódicos -, no prazo de 30 dias.

No entanto, neste ano a Secretaria municipal de Administração apresentou várias dificuldades burocráticas em relação à implementação, não demonstrando qualquer prazo específico ou até mesmo se cumpririam o requerimento ministerial em sua totalidade. “Até o momento, nenhuma providência efetiva foi adotada pelo município visando a regularização da situação” enfatizou o promotor.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760