25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 03 de Outubro de 2014, 10:50 - A | A

Sexta-feira, 03 de Outubro de 2014, 10h:50 - A | A

Resposta

“Ibope vai errar em 2014, como foi em 2010 e 2012”, diz Janete

Além da candidata, o presidente do PSD de Cuiabá, Wilson Teixeira, o Dentinho, disse que instituto Ibope vai ficar em descrédito com a população

da Assessoria

A candidata ao governo do Estado Janete Riva (PSD) afirmou que o instituto de pesquisa Ibope vai errar o resultado das eleições deste ano, assim como apresentou dados equivocados nas eleições de 2010 e 2012.

Questionada sobre a sua avaliação da pesquisa para as intenções de voto ao governo, divulgada nesta quinta-feira (2) pela TV Centro América, afiliada da Rede Globo, a candidata do PSD revelou que preferiu nem tomar conhecimento do resultado do Ibope.

“Nem tomei conhecimento da pesquisa Ibope até agora, mas, para mim, perdeu totalmente a credibilidade desde 2010. O Ibope para mim é igual a nada. A verdadeira pesquisa esta nas urnas e será no domingo (5)”, disparou, antes da última reunião da sua campanha em Cuiabá no primeiro turno, realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Janete Riva acredita que estará no segundo turno nas eleições em Mato Grosso. “Minha pesquisa é o povo, que é quem vota. Sinto o carinho das pessoas nas ruas, a aceitação com participação popular nas reuniões, carreatas e caminhadas que fizemos pelo Estado”.

Presidente do PSD de Cuiabá, Wilson Teixeira, o Dentinho, afirmou que o Ibope vai ficar em descrédito com a população. “Estão tentando nos desanimar com essas pesquisas, mas o resultado que estamos vendo nas ruas é outro. O Ibope, mais uma vez, vai ser desvalorizado em Cuiabá, como foi em 2012, vai ficar em descrédito com a população. É um absurdo o que estão fazendo com a nossa candidatura para tentar fazer o adversário ganhar em primeiro turno”.

Nas eleições de 2010, o Ibope chegou a apontar segundo turno nas eleições para o governo do Estado. Mas Silval Barbosa (PMDB) venceu no primeiro turno, com 51,21% dos votos. Para o Senado, o levantamento mostrava Pedro Taques (PDT) apenas na quarta posição, na pesquisa divulgada no dia 27 de setembro.

Segundo os números, Blairo Maggi (PR) tinha 67% das intenções de voto, seguido de Carlos Abicalil (PT), com 36%, Antero Paes de Barros (PSDB), com 24%, e Pedro Taques, com 21%. Na oportunidade, foram oferecidas até duas opções de escolha, com duas vagas para o Senado.

Já no final da eleição, Blairro Maggi (PR) e Pedro Taques foram eleitos com 37,08% e 24,48% dos votos válidos, respectivamente. Abicalil, que nas pesquisas aparecia em segundo, ficou na terceira colocação, com 18,43% dos votos.

Em 2012, o instituto também apresentou números equivocados na disputa pela prefeitura de Cuiabá. Na última pesquisa Ibope divulgada antes das eleições, Lúdio Cabral (PT) apareceu em primeiro lugar, com 43% das intenções de votos, contra 36% de Mauro Mendes (PSB). Na ocasião, o levantamento mostrou que o petista podia vencer até no primeiro turno.

O resultado do primeiro turno mostrou outro cenário. Mauro Mendes, com 43,96%, contra 42,27% de Lúdio Cabral. Para a imprensa, na oportunidade, o socialista, atual prefeito de Cuiabá, dizia que existia “indústria de pesquisas compradas”.

Na quarta rodada de pesquisa do Ibope para o governo do Estado destas eleições, o candidato Pedro Taques (PDT) aparece na liderança, com 48% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Lúdio Cabral (PT) está na segunda colocação, com 29%, e Janete, na terceira posição, com 7%.

“Não tenho dúvida de que estaremos no segundo turno. O trabalho da nossa militância, a força dos apoios nas ruas das cidades por onde passamos deixam bem claro que a realidade é outra e não é medida por pesquisas. Neste momento, precisamos de todos para fazermos valer a verdade nas urnas, no domingo”, reforçou Janete.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760