06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 25 de Setembro de 2014, 09:34 - A | A

Quinta-feira, 25 de Setembro de 2014, 09h:34 - A | A

MATO GROSSO

Por violar princípio de igualdade entre candidatos ao governo, Justiça Eleitoral suspende pesquisa do Ibope

O magistrado determina na decisão, que os resultados não podem ser publicados, sob pena de multa diária de R$ 30 mil e crime de desobediência.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

A Justiça Eleitoral suspendeu nessa quarta-feira (24.09) a pesquisa eleitoral do Instituto Ibope, encomendada pela TV Centro América, sobre a disputa ao governo em Mato Grosso.

De acordo a decisão do juiz Paulo César Alves Sodré, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a pesquisa – que seria divulgada nesta quinta-feira (25.09) -, foi suspensa porque o instituto desrespeitou o critério de igualdade por não fazer uma simulação de segundo turno entre a candidata Janete Riva (PSD) e o candidato Lúdio Cabral (PT).

“Ao realizar a coleta dos dados, o Instituto de Pesquisa limitou os questionamentos quanto a um eventual pleito em 2º turno, oferecendo aos eleitores somente duas possibilidades de enfrentamento, e em ambas constando o candidato Pedro Taques - como se este necessariamente lograsse êxito no dia 5 de outubro vindouro. Tal direcionamento, ainda que prescinda de má-fé, é amplamente vedado pelos Tribunais Especializados”, afirmou o juiz na decisão.

Ainda de acordo com a decisão do magistrado, a divulgação da pesquisa poderia violar o princípio de igualdade entre os candidatos. O magistrado determina na decisão, que os resultados não podem ser publicados, sob pena de multa diária de R$ 30 mil e crime de desobediência

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760