25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 11 de Setembro de 2014, 22:40 - A | A

Quinta-feira, 11 de Setembro de 2014, 22h:40 - A | A

Derrota no TSE

Por unanimidade, Riva tem recurso negado pelo TSE

O relator do recurso é o ministro João Otávio Noronha.

por Rojane Marta/ Edina Araújo & Izabella Araújo/V

O recurso do candidato ao governo de Mato Grosso, José Geraldo Riva (PSD), que pede deferimento de sua candidatura está sendo julgado neste momento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O registro de candidatura do social democrata foi indeferido por unanimidade em sete de agosto pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O relator do recurso é o ministro João Otávio Noronha.

22h40 - O voto do relator é em manter a condenação. O advogado de Riva, Rodrigo Bittencourt faz neste momento a sustentação oral. “Esse pedido foi rejeitado, o Ministério Público nunca apelou, a condenação é simplesmente pelo artigo 10. A sentença transitou em julgado, sem reconhecer um dos requisitos impostos pela lei complementar que é enriquecimento ilícito. Em atenção a coisa julgada, peço que se reverta a decisão do Tribunal Regional” destacou o advogado.

O advogado da coligação de Riva, Eduardo Alckmin faz sustentação oral. E afirma que este é um caso novo na justiça.

22h43 - Relator, ministro João Otávio de Noronha começa a proferir seu voto. “Não foi possível processar o recurso no horário marcado, por conta de um imprevisto. Ele cita que na sentença cita sim que há apropriacao indebita de valores, ou seja, o enriquecinento ilícito ficou comprovado. Cita que Riva nao nega que houve dano ao erário.

O ministro discordou da tese da defesa de que as decisões do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT) - que condenaram Riva - não reconheceram o enriquecimento ilícito pessoal ou de terceiros. “No caso dos autos, a análise dos acórdãos condenatórios permite concluir que o TJ-MT reconheceu que os atos de improbidade administrativa, supostamente praticados por José Geraldo Riva, importaram enriquecimento ilícito e lesão ao erário, cumulativamente, em conclusão evidenciada em inúmeras passagens dos acórdãos condenatórios da justiça comum”, ressaltouo.

De acordo com o relator, Riva não nega que houve dano ao erário, isso, segundo ele, “é ponto incontroverso”. “O que o recorrente diz é que não houve o enriquecimento ilícito, que a decisão não teria manifestado sobre tal ponto e, aqui, eu mostro que a decisão considerou, sim, o enriquecimento ilícito”, explicou.

Ainda, conforme decisão do relator, ficou evidente o reconhecimento da justiça comum no que tange ao enriquecimento ilícito” e por essas razões, negou provimento ao agravo e foi seguido por unanimidade dos votos.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760