25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Quinta-feira, 04 de Setembro de 2014, 08:43 - A | A

Quinta-feira, 04 de Setembro de 2014, 08h:43 - A | A

Polícia desarticula quadrilha que remetia por semana 20 kg de droga para o Nordeste do país

Quadrilha também falsificava documentos e atuava na lavagem do dinheiro adquirido com a venda de droga

PJC/MT

Cerca de 20 quilos de pasta-base eram remetidos por semana para a região Nordeste do país, pela organização criminosa de atuação interestadual, desarticulada pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Judiciária Civil, na terça-feira (02.09). A quadrilha também falsificava documentos e atuava na lavagem do dinheiro adquirido com a venda de droga de origem boliviana.

A Polícia Civil estima que a quadrilha movimentava em torno de R$ 200 mil, por semana, com o comércio da droga.

O pagamento da droga enviada a clientes do Nordeste era feito por meio do sistema "dólar cabo", conta aberta em uma casa de Câmbio, localizada na Rua Comandante Costa, no centro de Cuiabá, onde policiais cumpriram mandados de busca e apreensão. O dinheiro era depositado na conta e poderia ser resgatado em qualquer lugar do Brasil.

A quadrilha tinha também dois lava-jatos, em Cuiabá, usados de fachada para movimentar o dinheiro adquirido com a atividade ilícita. "Todo o dinheiro que entrava se misturava a atividade do lava-jato", explicou a delegada titular da DRE, Alana Cardoso. "A questão da lavagem de dinheiro temos que apurar ainda. O fato é que a gente tem bem clara uma situação de remessa 25 kg de drogas para o estado do Pernambuco", completou a delegada.

As investigações, que resultaram na operação "Travessia", iniciaram em maio desde ano, após a prisão em flagrante do traficante Moacir dos Santos Almeida, feita pela  Polícia Militar, em um lava-jato no bairro Tijucal, com cerca de 300 gramas de pasta-base de cocaína.

Para a operação, a Justiça decretou 11 mandados de prisão preventiva e 12 ordens de busca e apreensão domiciliar. Os mandados foram expedidos pela 9ª Vara Criminal da Capital. Nove pessoas tiveram as prisões cumpridas por policiais da DRE, Combate ao Crime Organizado (GCCO), Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Cuiabá, e da Delegacia Fazendária, na manhã de terça-feira (02).

Entorpecente encontrado no lava-jato apontou que Moacir trabalhava para Eduardo Juliano dos Santos Bravo, conhecido por “Dudu”, que atualmente está recolhido no  Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), por tráfico de drogas. O traficante foi preso no ano passado pela DRE, na operação “Abadom”.

Na ocasião, a polícia constatou que, mesmo preso, Eduardo havia aumentando seu poder econômico e passou a comandar um esquema de remessa de droga também para outros estados, usando pessoas do lado de fora do presídio para gerenciar o  comércio ilegal.

Conforme a delegada da DRE, Alana Cardoso, no final de junho deste ano, a DRE efetuou a prisão em flagrante de Maria Cristina Gama, 57 anos, com 22 quilos de pasta-base de cocaína, ficando comprovado que a mulher junto com Moacir gerenciavam o tráfico para Eduardo, que tem ligação com outros suspeitos investigados por exercer a função de funcionário ou mula.

A droga estava dentro de uma mala encontrada em no quarto da casa da suspeito, no bairro Residencial Paiaguás, em Cuiabá.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760