25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Internacional Segunda-feira, 07 de Julho de 2014, 10:45 - A | A

Segunda-feira, 07 de Julho de 2014, 10h:45 - A | A

Boko Haram

Jovens sequestradas pelo Boko Haram conseguem escapar na Nigéria

Das 68 mulheres sequestradas, 63 conseguiram fugir do cativeiro. Rebeldes islâmicos matam e sequestram no país desde 2009

g1.com

Das 68 jovens e mulheres sequestradas em junho pelos rebeldes islâmicos do Boko Haram, 63 conseguiram escapar de seus sequestradores na Nigéria, informou um miliciano neste domingo (6.07).

"Acabo de receber um alerta da parte de meus companheiros do distrito de Damboa sobre a volta para casa de 63 mulheres e jovens sequestradas", disse Abbas Gava, um representante das milícias locais do Estado de Borno.

Um oficial de alta patente em Maiduguri, capital estadual, confirmou a fuga das 63 reféns na tarde de sexta-feira (4.07). "Em um gesto de coragem, no momento em que os sequestradores estavam ausentes para realizar uma operação [as jovens escaparam]", disse o oficial, que pediu para não ser identificado.

Em meados de junho do ano passado, durante uma série de ataques contra a localidade de Kummabza, no estado de Borno, o Boko Haram matou mais de 30 pessoas e sequestrou as jovens. A grande maioria era colegiais.

 

Antes disso, em abril, o Boko Haram, que já deixou milhares de mortos na Nigéria desde 2009, sequestrou mais de 200 estudantes do ensino médio na cidade de Chibok, também no estado de Borno. A ação causou grande comoção no país e no exterior. As nigerianas que escaparam não fazem parte deste grupo.

 

No início de junho deste ano, pelo menos 20 jovens foram sequestradas no vilarejo de Garkin e em seus arredores, a oito quilômetros de Chibok.

Um relatório do final de 2013 da organização Human Rights Watch já fazia referência a sequestros e estupros de mulheres e meninas pelo grupo islâmico e também mencionava o recrutamento forçado de crianças.

O Exército nigeriano anunciou neste sábado (5) a morte de 53 rebeldes em combates após um ataque dos insurgentes contra a cidade de Damboa, também no Estado de Borno. "53 terroristas (...), cinco soldados e um oficial perderam a vida", informa o comunicado do Exército.

A morte dos rebeldes islâmicos ocorreu após eles atacarem um quartel e a delegacia de polícia de Damboa na noite de sexta-feira (4), explicou o general Chris Olukolade, porta-voz do Exército, em um comunicado. "A metade de Damboa foi incendiada, incluindo a delegacia de polícia, e a população fugiu da cidade", informou um morador local.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760