25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Copa do Mundo Sexta-feira, 06 de Junho de 2014, 13:30 - A | A

Sexta-feira, 06 de Junho de 2014, 13h:30 - A | A

Transatlântico

Maior transatlântico que já veio ao Rio chega para a Copa do Mundo

MSC Divina é o maior em número de passageiros que já parou na cidade. Navio veio dos EUA e Receita Federal reforçou serviço de alfândega.

G1.com

Atracou na manhã desta sexta-feira (06.06) no Rio o primeiro navio trazendo turistas para a Copa do Mundo no Brasil. Segundo Alexandre Gomes, gerente de operações do Píer Mauá, o navio MSC Divina é o maior em número de passageiros que já atracou no Rio de Janeiro. Ao todo, são 5,6 mil pessoas dentro da embarcação, sendo 4,1 mil passageiros e 1,5 mil tripulantes. Do total de passageiros, cerca de 1,1 mil devem desembarcar no Rio.

Segundo Gomes, o navio veio de Miami, nos Estados Unidos, fez uma escala em Salvador, na Bahia, e deve seguir nesta madrugada para Santos, no litoral paulista. Brasileiros, americanos, europeus, asiáticos e australianos são as nacionalidades mais comuns que ocupam a imensa estrutura do transatlântico. Ainda segundo informações do Píer Mauá, a embarcação conta com diversos restaurantes, uma grande piscina com um toboágua gigante e muitas cabines na parte externa, de frente para o oceano.

Navio é o primeiro a chegar para a Copa do Mundo

Fiscalização reforçada

O MSC Divina é o primeiro de muitos transatlânticos que devem chegar à costa brasileira durante a realização do evento esportivo. O navio abre essa nova temporada de cruzeiros, que deve terminar com o último navio desatracando no dia 15 de julho.

Para dar conta de tantos turistas estrangeiros chegando de uma só vez na cidade, a Receita Federal reforçou a operação alfandegária no Cais do Porto nesta manhã. O trabalho faz parte dos esforços de intensificação de fiscalização aduaneira, em função do esperado aumento do fluxo de passageiros chegando ao país até julho.

A operação acontece na Estação Marítima de Passageiros do Porto. Os agentes vistoriam as malas dos passageiros e auxiliam na declaração de bens e no desembarque. Ricardo Lomba, chefe da alfândega do Cais do Porto do Rio de Janeiro, contou que dois servidores da Receita embarcaram em Salvador para, ao longo do trajeto, irem orientando os passageiros quanto aos procedimentos aduaneiros.

Segundo ele, essa não é a principal época do ano para a chegada de navios na cidade e, por isso, houve o aumento no efetivo de agentes.

"A temporada de navios vai de outubro até maio, mas esse foi um navio diferente pela quantidade muito grande de passageiros. Por isso, contamos com a presença de 30 servidores da Receita Federal, com o apoio da equipe de repressão com cães de faro, três equipamentos de scanner móveis e mais dois fixos", disse ele.

Por volta das 10h, o saguão do Pier Mauá estava repleto de malas e turistas vestidos com as cores verde e amarelo. Uma família de canadenses elogiou o serviço de chegada na cidade. "Tudo ocorreu rápido e dentro do esperado", comentou Ashley Martin, que vai ficar na cidade durante o mundial.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760