25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Quarta-feira, 30 de Abril de 2014, 08:39 - A | A

Quarta-feira, 30 de Abril de 2014, 08h:39 - A | A

Operação "Dr. Lao"

Polícia Federal prende seis servidores de Mato Grosso por fraudes no IBGE

O nome da operação é uma referência ao personagem do filme “As sete faces do Dr. Lao”, no qual um chinês, mestre dos disfarces, interpreta sete personagens diferentes.

por Renato Cordeiro/Especial para o VG Notícias

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (30.04), operação 'Lao’ com objetivo de desarticular uma organização criminosa, composta por servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) especializada em desviar recursos públicos por meio do uso irregular de cartões de pagamento do governo federal.

De acordo com PF, as investigações apontaram que a quadrilha movimentou R$ 1,3 milhão entre 2010 a 2013. Segundo a Polícia Federal, estão sendo cumpridos seis mandados de prisão e 15 mandados de busca e apreensão, em Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Cáceres, Pontes e Lacerda e Rondonópolis.

Conforme a PF, o grupo atuava por meio de fraudes nas prestações de contas de recursos públicos, através de saques irregulares, recibos inidôneos (favorecidos que não prestam o serviço descrito ou mortos), dados de veículos incompatíveis com a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), notas fiscais frias, montagens de prestações de contas de servidores diversos por uma mesma pessoa e falsificação de assinaturas dos servidores responsáveis pela concessão e aprovação dessas prestações.

As investigações apontaram ainda que sete servidores do IBGE/MT tinham os mesmos prestadores de serviço (pessoas físicas e jurídicas), supostamente falsos, independentemente da localidade onde estão lotados ou do local onde informam terem realizado a despesa.

A PF informou ainda que os  acusados responderão pelos crimes de peculato cuja pena varia entre 2 a 12 anos, e associação criminosa com pena de reclusão entre 4 a 8 anos. (Com informações da PF).


Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760