26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Economia Sexta-feira, 25 de Abril de 2014, 18:00 - A | A

Sexta-feira, 25 de Abril de 2014, 18h:00 - A | A

"Um peso e duas medidas"

Walace usa um “peso” e “duas medidas” e libera venda dos ambulantes nas calçadas no período noturno e veta os demais vendedores

Maria Fernanda prometeu tomar providências caso fique comprovado que o prefeito está dando tratamento diferenciado aos ambulantes

por Edina Araújo/VG Notícias

O prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB) usa um “peso” e “duas medidas” no tratamento ao Código de Postura do município. Nessa quinta-feira (24.04), Walace se reuniu na Prefeitura, com os vendedores ambulantes que trabalham a noite - e garantiu que irá liberar alvarás a eles – em contrapartida – foi extremamente rigoroso com os ambulantes que tem barracas de lanches e outras mercadorias durante o dia.

Segundo Gliselda, uma das ambulantes que participou da reunião com o prefeito, disse que Walace foi condescendente com os ambulantes noturnos por conta que um deles foi candidato a vereador na coligação do peemedebista – inclusive a reunião com ele (Walace) foi agendada pelo correligionário.

“A lei tem que ser para todos. Porque para mim é mais rigorosa do que para quem trabalha a noite”? indagou a ambulante que prometeu levar ao conhecimento da Promotoria de Justiça de Várzea Grande, o tratamento desigual sobre o mesmo assunto Código de Postura do município.

Ainda segundo Gliselda, o secretário de Serviços Públicos, Roldão Lima Júnior, não respeita trabalhador – chega no local com grosseria. Ela acusa Roldão de mostrar arma de fogo aos ambulantes para intimidá-los.

”Ele é truculento e não respeita trabalhador. Esse Roldão faz um verdadeiro terrorismo em cima dos ambulantes. Um senhor de 73 anos foi praticamente arrastado de sua barraca”, acusou.

MP – A promotora de Justiça que atua na Defesa Ambiental e Urbanística de Várzea Grande, Maria Fernanda Corrêa da Costa, em entrevista ao VG Notícias, disse que o prefeito tem que aplicar o Código de Postura de forma igualitária, independente do horário.  “Espaço público é espaço público. O que determina isso não é o horário”, disse.

Maria Fernanda prometeu tomar providências caso fique comprovado que o prefeito está dando tratamento diferenciado aos ambulantes.

Ambulantes – Alguns ambulantes entendem é que a melhor solução para resolver o impasse é a Prefeitura disponibilizar um espaço, como um galpão adequado com ventilação interna, para que os vendedores possam colocar sua barraca e continuar a trabalhar de maneira legal, cada um tendo seu alvará de funcionamento. Eles alegam que o município está um caos e o prefeito ao invés de resolver os problemas mais graves – como infraestrutura, falta de segurança, está causando um problema social, tirando o “ganha pão” de pessoas honestas.

“Walace deveria sair nas ruas e ver como está nossa cidade. O índice de violência, buracos na cidade inteira, falta iluminação, policlínicas sem medicamento básico, com tantas coisas mais urgentes, quer mostrar serviço tirando o sustento de famílias de bem, é uma vergonha”, disse Josias, ambulante.

Os ambulantes estão fotografando a cidade toda e vão entregar ao Ministério Público para caracterizar que os mais “fracos” estão sendo penalizados enquanto Walace Guimarães privilegia outros.

Outro lado - A reportagem do VG Notícias entrou em contato com o prefeito Walace para saber sobre a reunião, mas ele não atendeu as ligações e não retornou até o fechamento da matéria.

A reportagem do VG Notícias ainda tentou entrar em contato com o secretário de Serviços Públicos, Roldão Lima Júnior, mas até o fechamento da matéria ele não atendeu e nem retornou as ligações.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760