25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 06 de Março de 2014, 16:08 - A | A

Quinta-feira, 06 de Março de 2014, 16h:08 - A | A

PCE

Justiça determina interdição da unidade de saúde da Penitenciária Central do Estado e pede remoção de presos

Caso sejam levados para um hospital particular, o Estado deverá arcar com todas as despesas.

da Redação VG Notícias

A Justiça de Mato Grosso mandou interditar a unidade de saúde da Penitenciária Central do Estado (PCE), devido o local não oferecer condições necessárias estruturais e nem médicas para atender os presos que fazem tratamento psiquiátrico na unidade.

A determinação para interdição partiu do juiz da Segunda Vara Criminal da Capital, Geraldo Fernandes Fidelis Neto, a pedido do Núcleo de Execuções Penais (NEP) da Defensoria Pública do Estado.

A Defensoria solicitou ainda, o cumprimento da Lei Antimanicomial, que dispõe sobre os cuidados e proteção para portadores de transtornos mentais. Conforme a ação, os psiquiatras Zanior Rodrigues da Silva e Jonas Eduardo Valença atestaram que a unidade II do Adauto Botelho, localizado no PCE, não tem condições de manter os presos.

"Absurdamente pequeno, com grades e celas, sem qualquer estrutura terapêutica, onde os presos cumprem medida de segurança ou são encaminhados quando possuem periculosidade no sistema prisional, fazendo-se de Hospital de Custódia e Tratamento. Foi construído pela Sejusp de modo inadequado, sem critério técnico da Anvisa para internação psiquiátrica, e inaugurado pela necessidade premente de manter os pacientes psiquiátricos do sistema prisional" diz trecho da ação.

Ainda segundo a ação, o lugar tem condições de abrigar até no máximo 18 pacientes, porém em certos períodos já abrigou até 32 internados. Em contato com a unidade, ficou constatado que hoje há 23 pacientes no local.

Com o pedido de interdição do local, os pacientes terão que ser removidos para uma unidade de saúde adequada, pública ou particular. Caso sejam levados para um hospital particular, o Estado deverá arcar com todas as despesas.

A falta de hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico em Mato Grosso existe há alguns anos e por isso o Estado criou há alguns anos uma extensão do Adauto Botelho na Penitenciária Central do Estado.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760