25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 28 de Janeiro de 2014, 16:18 - A | A

Terça-feira, 28 de Janeiro de 2014, 16h:18 - A | A

'CALA BOCA"

Walace Guimarães contempla esposo de vereadora, e cunhado de vereador com cargos comissionados na Prefeitura de VG

Uma das formas mais usadas pelos políticos, para manter e atrair os vereadores, são os cargos comissionados. Em Várzea Grande não é diferente.

por Rojane Marta/VG Notícias

As portas da Prefeitura de Várzea Grande estão abertas para as negociações. Em seu segundo ano de mandato, o prefeito Walace Guimarães (PMDB) está aproveitando para “fechar” acordo com os vereadores e mantê-los e sua base aliada, ainda, para “conquistar” aqueles que começaram como oposição, mas, depois de algumas “regalias” no Executivo municipal, resolveram mudar de lado.

Walace começou o seu mandato em 2013 com um grupo de oito vereadores fazendo oposição – que se intitularam “Bloco de Parlamentares Independentes”. No entanto, após “acordos” permaneceram apenas três vereadores – os demais preferiram se calar diante da administração municipal.

Uma das formas mais usadas pelos políticos, para manter e atrair os vereadores, são os cargos comissionados. Em Várzea Grande não é diferente. Exemplo dos acordos “amarrados” pelo chefe do executivo com os parlamentares são as nomeações publicadas na edição desta terça-feira (28.01) no Jornal Oficial dos Municípios.

De acordo com os atos publicados, pelo menos dois vereadores que já foram oposição de Walace conseguiram emplacar parente no Executivo. O marido da vereadora Sumaia Leite (PTB) – que antes fazia parte do “Bloco” -, foi uns dos contemplados com cargo comissionado. Ivan Guimarães da Silva foi nomeado no cargo em comissão de superintendente da Gestão do SUAS, na Secretaria Municipal de Assistência Social, a partir de 15 de janeiro. Por mês ele irá receber R$ 5 mil.

Outro que conseguiu um cargo de chefia para integrante de sua família foi o vereador Wanderley Cerqueira (PSD) – que até pouco tempo atrás era oposição ao prefeito Walace Guimarães.

O cunhado do social democrata, Celso de Souza Brandão foi nomeado no cargo em comissão de secretário Adjunto da Secretaria Adjunta de Meio Ambiente, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, a partir de 02 de janeiro de 2014. O salário mensal do cunhado do vereador será de R$ 6.500,00.

Outro lado – Em entrevista ao VG Notícias, a vereadora Sumaia Leite confirmou a nomeação de seu esposo e se limitou a dizer: “sim, como todos os outros vereadores”.

No entanto negou “acordos”, e disse que continuará seguindo sua linha política, já que conforme ela, nunca foi de fazer críticas. “Não pretendo mudar minha linha. Nunca fui de fazer demagogia política, nem de ficar criticando ninguém” afirmou.

Indagada sobre ter parente nomeado na Prefeitura Municipal, se suas decisões no Legislativo iriam pender para o lado do Executivo, Sumaia disse que “não era isso (cargo) que iria fazê-la colocar a cabeça na forca”.

Já o vereador Wanderley Cerqueira não atendeu as ligações da reportagem do VG Notícias nem retornou as chamadas até o fechamento da matéria.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760