07 de Maio de 2024
07 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 19 de Novembro de 2013, 11:00 - A | A

Terça-feira, 19 de Novembro de 2013, 11h:00 - A | A

Obra de memorial em homenagem a Marechal Rondon está parada

Arquiteto diz que memorial tem falhas que comprometem projeto original.

do G1 MT

As obras de um memorial que iria homenagear Marechal Cândido Rondon estão abandonadas no Distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger, a 35 km de Cuiabá. As primeiras obras começaram a ser feitas em 2000 e atualmente estão paradas. Rondon é lembrado pelas instalações de linhas de comunicação pelo país, além da integração dos indígenas.

A proposta inicial do projeto dedicado a Marechal Rondon era abrigar peças de artesanato, armanezar informações turísticas, oferecer uma biblioteca e um museu para moradores e turistas. No entanto, o piso e as chapas de ferro do local já estão danificados e com sinais de ferrugem. Com as frequentes chuvas, a exposição ao sol e vandalismo, parte da estrutura está solta e comprometida.

Na ocasião do início das obras, a extinta Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso (Sinfra-MT) havia estipulado que, somente na primeira etapa da obra, foram gastos R$ 780 mil e que faltou dinheiro para continuar a construção.

José Afonso Portocarrero, o arquiteto responsável pela obra, afirma que mesmo inacabado, o memorial já tem falhas que comprometem o projeto inicial. Por exemplo, o piso deveria ser de madeira e não de ferro. "A população mato-grossense pede por essa obra. O governador Silval Barbosa mandou para a Secopa, que recupera o projeto e está pronta para ser licitada novamente", disse.

Para a Sociedade Amigos do Marechal Rondon, o memorial iria homenagear uma das personalidades mais importantes do país. “Esta obra é uma questão de honra para os mato-grossenses. Mesmo porque a Copa do Mundo coincide com 100 anos da comissão Rondon Roosevelt. O que se fala é muito pouco pelo muito do que ele fez pelo Brasil”, pontuou o presidente da associação, Ivan Pedrosa.

Segundo a assessoria da Secretaria de Turismo, foi liberado um crédito no valor de R$ 3,5 milhões pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) para que a obra fosse concluída. A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) será a responsável pela licitação. Assim que o projeto for finalizado, será feito o processo de contratação da empresa que irá continuar o trabalho.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760